InícioSOCIEDADEProfessores de jornalismo apoiam mobilizações contra PEC 55

Professores de jornalismo apoiam mobilizações contra PEC 55

Professores do Departamento de Jornalismo e da Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC decidiram apoiar a mobilização dos estudantes contra a aprovação da PEC 55 e a reforma do Ensino Médio.

Leia a nota abaixo.

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]

Nós, professores do Departamento de Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e do curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abaixo assinados, manifestamos nosso apoio às mobilizações promovidas pelos discentes dos cursos  do Centro de Comunicação e Expressão, contra a aprovação da PEC 55  e a reforma do Ensino Médio.

Consideramos que as manifestações – que acontecem de forma pacífica – são um movimento legítimo em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e contra o desmonte do Estado brasileiro em áreas essenciais, como saúde e educação. As programações culturais e políticas dos estudantes que têm ocupado salas e corredores do Centro de Comunicação e Expressão, estão se constituindo em um espaço de discussão e reflexão sobre a realidade nacional. Como defensores da universidade como um espaço de promoção do conhecimento, não podemos, portanto, deixar de apoiar o movimento estudantil pela iniciativa.

Assim, entendemos que, neste cenário, não é possível darmos continuidade às atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão. Acreditamos que cabe aos conselhos superiores, do CCE e da própria Universidade, posicionarem-se sobre as ocupações que ocorrem em vários Centros de ensino e no Colégio de Aplicação. Este posicionamento deve, inclusive, considerar questões relativas à conclusão do semestre, a partir do término das ocupações quando, espera-se, teremos plenas condições de retomarmos nossas atividades.

Consideramos que estamos diante de um momento histórico determinante para ofuturo país e das universidades federais tal como as conhecemos. Por tudo isto, reiteramos o nosso apoio ao movimento discente, na defesa de um Estado inclusivo e que cumpra com sua função constitucional de combater a pobreza e a desigualdade preservados a tolerância, o respeito e a convivência harmônica.

Florianópolis, 16 de novembro de 2016.

Assinam os professores:

Antônio Brasil
Carlos Locatelli 
Daiane Bertasso
Daisi Vogel 
Elias Machado
Flávia Guidotti 
Gislene da Silva
Ivan Giacomelli
Jorge K. Ijuim
Maria José Baldessar
Mauro Silveira
Raquel Longhi
Rita Paulino
Rogério Christofoletti
Samuel Lima
Tattiana Teixeira
Valci Zuculoto

[/box]

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios