0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Câmara de Florianópolis se posiciona sobre nota do SJSC. Sindicato mantém defesa do livre exercício da profissão

Em atenção à mensagem encaminhada pela Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Florianópolis em 18/11/2014, repelindo o conteúdo da nota oficial emitida pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina em 17/11/2014, publicamos abaixo o inteiro teor da mensagem recebida.

O SJSC, no entanto, mantém o conteúdo da nota. Contra os fatos não há argumento e, isolados ou não, foram testemunhados e reclamados casos que configuram, sim, cerceamento à liberdade de imprensa.

A Câmara Municipal de Florianópolis vem por meio deste esclarecer a nota emitida pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina que afirma repudiar a atitude desta Casa ao impedir o acesso dos jornalistas ao Legislativo.
Esta Casa Legislativa é uma das únicas instituições de Florianópolis a oferecer acesso livre e irrestrito dos jornalistas ao prédio e aos vereadores. Em muitos órgãos, os profissionais não apenas precisam identificar-se, fazendo cadastro, como são acompanhados por assessores de imprensa. Não é o caso no Legislativo Municipal. A Diretoria de Comunicação, por questão de organização, solicita que a recepção informe onde as equipes desejam ir. O contato com os parlamentares é feito de forma direta, sem interferência da Assessoria de Imprensa. Exceto quando o próprio vereador pede a presença do jornalista da Casa ou quando a entrevista é na Presidência ou na Procuradoria.
O Sindicato afirma ainda que jornalistas foram constrangidos e cerceados no direito ao espaço público. Informação que também não procede. Todos os profissionais de todos os veículos tiveram e têm acesso a esta Casa e todos, sem exceção, puderam cumprir o seu trabalho e divulgar as informações sobre a Operação Ave de Rapina que são de interesse não somente do público, mas principalmente desta Câmara que já se colocou inteiramente à disposição para contribuir com o que for necessário para o andamento das investigações. Casos isolados não podem prejudicar o trabalho de toda a equipe da Diretoria de Comunicação que preza pelo bem-estar e diálogo com a imprensa. 
De forma errônea, a manifestação sindical narra ainda que os repórteres foram acompanhados de segurança. Primeiramente, esta Casa Legislativa dispõe de apenas uma policial militar. Somente nas sessões ordinárias ou em eventos mais críticos é solicitado o auxílio da Guarda Municipal. Portanto, a Câmara não tem condições de disponibilizar seguranças para acompanhar qualquer pessoa. Somente há acompanhamento da Assessoria nos casos mencionados acima.
A nota cita ainda que a liberdade de imprensa é preceito constitucional fundamental para a democracia. Princípio respeitado diariamente por esta Casa que está sempre à disposição para auxiliar e orientar os jornalistas quando necessário. No entanto, o Sindicato ao emitir a referida nota, esqueceu de outra regra básica do bom jornalismo: ouvir as duas partes. A Diretoria de Comunicação desta Casa não foi procurada para explicar ou buscar esclarecer o fato.
Por último, informamos ainda que os jornalistas são os únicos a ter acesso livre a este Parlamento. Servidores entram apenas com crachá de identificação e os demais cidadãos precisam fazer cadastro. Aos profissionais da imprensa não são exigidos nenhum destes procedimentos. Todos entram no prédio, têm acesso ao Plenário e aos gabinetes, e são cercados de toda forma de orientação desta Diretoria.
Diretoria de Comunicação Câmara Municipal de Florianópolis

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas