InícioNOTÍCIASMorre em Joinville de Covid Avelar, percursor do jornalismo catarinense na internet

Morre em Joinville de Covid Avelar, percursor do jornalismo catarinense na internet

Morreu em Joinville, no último domingo, vítima da Covid-19, o jornalista Avelar Lívio dos Santos, 70 anos. Pioneiro do jornalismo na internet em Joinville e um dos maiores entusiastas do jornalismo digital na chegada da rede mundial de computadores na comunicação, Avelar criou os primeiros portais dos jornais A Notícia de Joinville (um dos primeiros do país) e do Notícias do Dia, hoje ND+.

Natural de Presidente Epitácio (SC), se formou em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1978 e, na década de 1990, Avelar já falava de internet na coluna Espaço Virtual, no jornal A Notícia. De 1986 a 2006, foi repórter especial, colunista de informática e desenvolvedor web do jornal A Notícia e cuidou da sua versão online da publicação. Foi editor do portal Infoville e diretor-executivo do portal Torque. Se tornou referência sobre internet e jornalismo.

O ND+ publicou obituário em homenagem ao criador da primeira versão do portal.

No Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Avelar protagonizou o que pode ter sido a primeira eleição virtual de sindicatos. Dos jornalistas, com certeza, foi a primeira.

Luís Meneghim, diretor de conteúdo do Grupo ND, comentou nas redes sociais: “Um jornalista à frente do seu tempo. Para mim, esta é a melhor definição do jornalista e amigo Avelar Lívio dos Santos”.

O Sindicato dos Jornalistas se solidariza com amigos e familiares e lamenta profundamente a morte prematura do colega jornalista.

Desde o início da pandemia, o Brasil somou 278 jornalistas mortos por covid-19, sendo 199 nos sete primeiros meses deste ano. Este número mantém o Brasil como o país com o maior número de jornalistas vítimas da Covid-19 no mundo. Nacionalmente, São Paulo lidera o macabro ranking com 38 mortes, seguido do Rio de Janeiro (29), Pará (23) e Paraná, com 21 casos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios