sábado, dezembro 10, 2022
InícioNOTÍCIASSindicato realiza ato lembrando um ano da decisão do STF

Sindicato realiza ato lembrando um ano da decisão do STF

O Sindicato dos Jornalistas foi para as ruas de Florianópolis para dialogar com a população sobre a decisão do STF em derrubar a exigência do diploma para o exercício da profissão. Um megafone, panfletos, e disposição para conversar numa cidade enlouquecida pela venda de vuvuzelas e aparelhos de televisão.

Disputando a rua com os mais variados vendedores os jornalistas lograram distribuir o documento e realizar algumas conversas. A participação da categoria, como sempre, foi pequena. Os estudantes, ligados a Enecos, também vieram em número muito reduzido. A preocupação com a retomada da exigência do diploma geralmente se expressa nos corredores das universidades, mas não aparece quando a proposta é realizar uma luta real.

Nas escolas de jornalismo, o debate sobre o tema também é pífio e poucos são os professores que incluem nos seus conteúdos a discussão deste tema. Na maior universidade da capital, a UFSC, a argumentação era de que os estudantes estavam em período de férias. E assim, caminha a difícil batalha pela retomada do diploma, no mais das vezes, travada unicamente pelos dirigentes sindicais e alguns estudantes que conseguem atuar dentro de uma reflexão crítica da realidade.

De qualquer sorte, o recado foi dado. Entre os passantes que deram atenção ao ato e pararam para conversar, a posição foi a de que não é possível se compreender uma profissão como a do jornalista sem uma formação condizente e de qualidade. Todos fizeram críticas à mídia, mas entendem que sem a formação a coisa pode ficar pior.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios