InícioNOTÍCIASRio Uruguai é tema de concurso internacional de fotografia

Rio Uruguai é tema de concurso internacional de fotografia

O Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani está promovendo o 1º Concurso de Fotografias do Rio Uruguai, para todo o Mercosul. A iniciativa tem o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que é uma das integrantes do fórum.

O concurso tem como tema “O Rio Uruguai Revelado pelas Lentes” e selecionará mil fotos para a produção de um livro com as melhores imagens das nascentes até a foz. A missão do concurso é sensibilizar a população para conhecer os aspectos do patrimônio natural e cultural do Rio Uruguai.

Em sua primeira edição, o concurso contará com a experiência e olhar apurado de um velho conhecido do fotojornalismo catarinense. Com mais de 50 anos de atuação ininterrupta na imprensa brasileira, Antonio Carlos Mafalda foi convidado a compor o time de jurados do concurso. Natural do Rio Grande do Sul e radicado em Santa Catarina desde 1988, Mafalda foi o primeiro fotógrafo brasileiro a conquistar o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria fotografia, em 1984.

Criado na região missioneira gaúcha e conhecedor do Rio Uruguai desde a infância, o fotojornalista está plenamente sintonizado com o principal objetivo do concurso, que é o de “sensibilizar a população para conhecer aspectos do patrimônio natural e cultural do Rio Uruguai, por meio de perspectivas diferentes e criativas”. A ideia é que a divulgação de belas e representativas paisagens consiga fortalecer a proteção, o cuidado e a identidade com águas desse grande manancial.

Inscrições

As inscrições para o Concurso de Fotografias do Rio Uruguai estão abertas e são gratuitas. Elas acontecem pela internet, até 1º de julho de 2021, e todas as regras podem ser conferidas no edital.

O concurso é destinado à população em geral, instituições de ensino, Organizações Não Governamentais (ONGs) e comitês locais, estaduais e internacionais do Brasil, Argentina e Uruguai.

Premiação

A premiação do concurso será a divulgação da foto na edição do e-book Mil Fotos do Rio Uruguai. Os autores das vinte melhores imagens serão premiados com artesanatos do Brasil, Argentina e Uruguai. As três melhores fotografias serão premiadas com troféus especiais com o desenho da Bacia do Rio Uruguai.

A data prevista para a divulgação dos resultados é 16 de agosto de 2021. Mais informações podem ser obtidas no site do concurso.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios