0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Rio Uruguai é tema de concurso internacional de fotografia

O Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani está promovendo o 1º Concurso de Fotografias do Rio Uruguai, para todo o Mercosul. A iniciativa tem o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que é uma das integrantes do fórum.

O concurso tem como tema “O Rio Uruguai Revelado pelas Lentes” e selecionará mil fotos para a produção de um livro com as melhores imagens das nascentes até a foz. A missão do concurso é sensibilizar a população para conhecer os aspectos do patrimônio natural e cultural do Rio Uruguai.

Em sua primeira edição, o concurso contará com a experiência e olhar apurado de um velho conhecido do fotojornalismo catarinense. Com mais de 50 anos de atuação ininterrupta na imprensa brasileira, Antonio Carlos Mafalda foi convidado a compor o time de jurados do concurso. Natural do Rio Grande do Sul e radicado em Santa Catarina desde 1988, Mafalda foi o primeiro fotógrafo brasileiro a conquistar o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria fotografia, em 1984.

Criado na região missioneira gaúcha e conhecedor do Rio Uruguai desde a infância, o fotojornalista está plenamente sintonizado com o principal objetivo do concurso, que é o de “sensibilizar a população para conhecer aspectos do patrimônio natural e cultural do Rio Uruguai, por meio de perspectivas diferentes e criativas”. A ideia é que a divulgação de belas e representativas paisagens consiga fortalecer a proteção, o cuidado e a identidade com águas desse grande manancial.

Inscrições

As inscrições para o Concurso de Fotografias do Rio Uruguai estão abertas e são gratuitas. Elas acontecem pela internet, até 1º de julho de 2021, e todas as regras podem ser conferidas no edital.

O concurso é destinado à população em geral, instituições de ensino, Organizações Não Governamentais (ONGs) e comitês locais, estaduais e internacionais do Brasil, Argentina e Uruguai.

Premiação

A premiação do concurso será a divulgação da foto na edição do e-book Mil Fotos do Rio Uruguai. Os autores das vinte melhores imagens serão premiados com artesanatos do Brasil, Argentina e Uruguai. As três melhores fotografias serão premiadas com troféus especiais com o desenho da Bacia do Rio Uruguai.

A data prevista para a divulgação dos resultados é 16 de agosto de 2021. Mais informações podem ser obtidas no site do concurso.

 

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas