sábado, novembro 26, 2022
Google search engine
InícioAÇÃO SINDICALNSC demite 12 jornalistas; equipe precisa fechar quatro jornais por dia

NSC demite 12 jornalistas; equipe precisa fechar quatro jornais por dia

Às vésperas do anúncio da pomposa “Super Edição do Fim de Semana”, o Grupo NSC Comunicação demitiu 12 jornalistas dos diários A Notícia (Joinville) e Jornal de Santa Catarina (Blumenau). Desde a última sexta-feira (10), o fechamento das edições desses dois jornais mais Diário Catarinense e Hora de Santa Catarina ficou concentrado em Florianópolis, com praticamente os mesmos profissionais, sendo apenas 9 diagramadores e 14 editores.

Todos os dias, são 32 páginas do DC, 24 do AN, mais 24 do Santa e 16 do Hora. “É um domingo por dia”, brinca o pessoal. Já na edição de domingo, são mais 40 páginas, fora os cadernos de Esportes, Nós, Versar e o Clube do Assinante.

Além dos editores e diagramadores, o acúmulo de funções também atinge os repórteres, que trabalham também para a Rádio CBN e dirigem a frota de veículos, que por sinal tem carro com mais de 300 mil km rodados e manutenção a desejar.

Enquanto isso, os profissionais veem suas funções acumulando, os salários defasados e os diretores da empresa repetindo o mantra “sinergia, paixão e crença no jornalismo” e chegando no trabalho em seus Volvos e Porsches.

No dia 15 de agosto foi anunciado que “a maior empresa de comunicação de Santa Catarina muda de nome e de marca”, em cerimônia – com a presença do governador do estado, estrelas globais e até ministro do governo Temer – que marcou o final da transição das operações da RBS no estado ao Grupo NC.

O propósito anunciado de “produzir conteúdo que gera valor para a sociedade catarinense” e a manifestação de que “a NSC Comunicação vai mostrar a que veio em todas as mídias”, no entanto, já deixa um rastro de incertezas e preocupações com a recente demissão de 12 profissionais de 2 veículos impressos de inquestionável importância, principalmente para as regiões de Blumenau e Joinville.

Cabe questionar: gerar valor para quem? E reduzindo a equipe de profissionais com a consequente redução da produção jornalística de interesse da sociedade e acúmulo de funções para poucos profissionais?

O Sindicato dos Jornalistas de SC solidariza-se com os demitidos no Grupo NSC e coloca sua assessoria jurídica à disposição dos colegas.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios