segunda-feira, novembro 28, 2022
Google search engine
InícioAÇÃO SINDICALFENAJ e sindicatos pedem que governo corte incentivos de empresas que demitem...

FENAJ e sindicatos pedem que governo corte incentivos de empresas que demitem jornalistas

Representantes da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina relataram ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, em audiência realizada em Brasília no dia 4 de novembro, o alarmante quadro de demissões de jornalistas patrocinado por empresas jornalísticas em todo o país. Os dirigentes sindicais dos jornalistas reivindicaram que o governo corte as isenções fiscais das empresas que estão promovendo demissões em massa.
Participaram da audiência com o ministro os diretores da FENAJ José Carlos Torves e Wanderley Possebon, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Milton Simas, e o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Renan Antunes de Oliveira. A audiência foi motivada pela demissão em massa promovida pelo Grupo RBS no início do mês de agosto. Na ocasião, a RBS demitiu 136 empregados – 43 deles jornalistas – sem justa causa.
Os dirigentes sindicais da categoria relataram o quadro de demissões de jornalistas no país e apelaram ao Governo no sentido de que corte isenções fiscais das empresas que promovem demissões sem justa causa. “Afinal, a lei do incentivo fiscal com desoneração da folha de pagamento das empresas jornalísticas não veio para promover demissões, visa exatamente o contrário”, sustentou José Carlos Torves. Segundo estudos do Dieese, a lei de desoneração da folha de pagamento representou uma redução de custos média de 8,48% pelas empresas jornalísticas.
Também foi solicitado que o Ministério do Trabalho e Emprego convoque a direção do Grupo RBS para dar explicações, inclusive sobre a possibilidade de novas demissões, e amplie a fiscalização sobre as empresas. Segundo relato dos sindicalistas, o Ministério também recomendou que os sindicatos denunciem a precarização e a pejotização nas Superintendências Regionais do Trabalho.
Fenaj Trabalho

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios