0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Comissão de ética aborda mercado de trabalho com estudantes do Ielusc

A Faculdade Ielusc encerrou na quinta-feira (12/09), a 9ª edição da Semana Integrada de Comunicação com uma palestra do presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Rogério Christofoletti falou sobre ética e mercado de trabalho a dezenas de estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

“Saber sobre o piso salarial é importante, mas é necessário também estarmos atentos às condições de trabalho que são oferecidas no nosso estado”, disse, frisando que tais preocupações não podem ser restritas aos profissionais de carreira. “Estudantes precisam estar conscientes das muitas dificuldades que temos por aqui, como o enxugamento de vagas, a sobrecarga de trabalho e outras condições que constrangem os jornalistas catarinenses a muitas vezes contrariar as nossas normas éticas”, completou.

Christofoletti citou dados da precarização do trabalho nas redações do estado, mas também apontou perspectivas para a categoria. De acordo com o Atlas da Notícia, projeto do Projor e do Volt Data Lab, há 30 milhões de pessoas no Brasil vivendo em cidades sem nenhum veículo de comunicação. “Essas pessoas estão privadas de saber o que se passa no próprio município, e jornalistas são extremamente necessários e estratégicos nessas localidades”.

Ainda segundo a pesquisa, outras 34 milhões de pessoas vivem em cidades com apenas um veículo, o que as coloca em situação de vulnerabilidade, já que se o único meio de comunicação deixar de existir, a cidade se torna mais um deserto de notícias. “Essas populações somadas estão espalhadas por 81% dos municípios brasileiros, o que mostra a fragilidade de nosso mercado de oferta jornalística local. Os jornalistas são muitíssimo necessários, ainda mais nesses locais”.

O coordenador do curso de Jornalismo do Ielusc, professor Silvio Melatti, reforçou a necessidade da formação superior em jornalismo como um distintivo de qualidade para os jornalistas catarinenses.

A participação do presidente da Comissão de Ética dos Jornalistas de Santa Catarina na Semana Integrada do Ielusc faz parte de uma rodada de visitas da Comissão de Ética nos cursos do Estado. “Somos um órgão judicante, mas também estamos dispostos a dialogar com profissionais e jornalistas em formação, pois a discussão da ética e da realidade do jornalismo são muito necessárias nesses tempos de ataques aos direitos do trabalhador e do cidadão”, concluiu Christofoletti.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas