quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioFORMAÇÃOMinistério da Educação homologa novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo

Ministério da Educação homologa novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo

Após 4 anos de luta das entidades do campo do Jornalismo, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais em Jornalismo foram homologadas pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de setembro. As entidades vão buscar solucionar dúvidas dos professores e cursos de Jornalismo, bem como acompanharão o processo de transição.

Elaborada em 2009 por uma comissão de especialistas indicada pelo MEC e composta por José Marques de Melo (que a presidiu), Alfredo Vizeu, Carlos Chaparro, Luiz Gonzaga Motta, Lucia Araújo, Sergio Mattos, Sônia Virgínia Moreira e Eduardo Meditsch (que representou a FENAJ), a proposta foi formulada a partir de uma consulta pública pela internet e três audiências públicas que contaram com a participação da comunidade acadêmica, profissionais, empresas do setor e representantes de entidades da sociedade civil. Neste processo, o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), a SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) atuaram conjuntamente em defesa de suas propostas.

Desde 2010 a proposta tramitava no Conselho Nacional de Educação (CNE). A aprovação pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional da Educação ocorreu em fevereiro. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo definem as políticas, o processo pedagógico, o perfil técnico e a filosofia de formação dos cursos.

“As novas diretrizes reproduzem, em grande parte, o Programa de Qualidade do Ensino de Jornalismo que a FENAJ elaborou e defendeu juntamente com entidades como o FNPJ, a SBPJor e a Intercom. Temos que parabenizar e comemorar o resultado desta parceria e esforço coletivo para qualificar o ensino de Jornalismo”, considera o presidente da FENAJ, Celso Schröder.

Com a aprovação das DCNs dos Cursos de Jornalismo, aguarda-se, agora, a definição do MEC quanto ao prazo para sua implantação. As entidades do campo do Jornalismo já se preparam para coletar dúvidas de professores e coordenações dos Cursos para procederem as devidas consultas junto ao MEC.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios