0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

11ª Semana do Jornalismo da UFSC reúne estudantes e profissionais

Em sua décima primeira edição, a Semana do Jornalismo da UFSC traz a Florianópolis profissionais consagrados na área de comunicação, como André Trigueiro, Leonardo Sakamoto, Felipe Patury Accioly, Thales de Menezes, Frederico Vasconcelos, para participar de palestras e mesas de discussão. O evento, organizado por alunos do curso de Jornalismo, acontece do dia 17 ao dia 21 de setembro no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC e é gratuito.

Convidado para a palestra de abertura, André Trigueiro, que durante 16 anos foi âncora do Jornal das Dez da Globo News, fala sobre sua experiência com jornalismo ambiental. Mais cedo na segunda-feira (17), Leonardo Sakamoto, conhecido por seus artigos em defesa das comunidades indígenas brasileiras e contra a escravidão contemporânea, e Mauro Wedekin, que ficou conhecido ao se emocionar em uma matéria sobre a comunidade do Pinheirinho, participam de uma mesa de discussão sobre conflitos sociais.

O colunista da revista Época, Felipe Patury, conversa na terça-feira (18) sobre sua experiência escrevendo notícias de política, economia, negócios e entretenimento. Frederico Vasconcelos, premiado repórter especial da Folha, é presença confirmada na palestra do dia 19. O jornalista é autor dos livros “Fraude”, sobre importações superfaturadas de equipamentos durante o governo Orestes Quércia em São Paulo, “Anatomia da Reportagem- como investigar empresas, governos e tribunais” e “Juízes no Banco dos Réus”, sobre investigações jornalísticas realizadas na Justiça Federal paulista.

Na quinta-feira, o comentarista e repórter do canal ESPN, Lúcio de Castro, participa da Mesa de discussão da Copa. Em seguida, Thales de Menezes, repórter do caderno Ilustrada da Folha de São Paulo integra o Debate Cultural da Semana do Jornalismo. Especializado em música e cultura pop, viajou a 14 países em coberturas para os cadernos de Esporte e Ilustrada e também trabalhou como editor nas revistas “Playboy” e “VIP” e no portal R7, da Rede Record. Se junta a ele Lucio Ribeiro, jornalista de cultura pop, editor do Popload, no UOL e que também escreve para o caderno Ilustrada, da Folha.

Dorrit Harazim, uma das fundadoras da revista piauí, estará presente na mesa sobre perfis jornalísticos, na sexta-feira. Como correspondente estrangeira, Dorrit cobriu a Guerra do Vietnã, o atentado terrorista às Torres Gêmeas, quatro eleições presidenciais nos Estados Unidos e vários Jogos Olímpicos. No encerramento da 11ª Semana, Lira Neto, ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2007, na categoria melhor biografia do ano, e autor da trilogia ”Getúlio”, marcará presença.

Histórico

Pensando na interação entre aluno e profissional, a Semana do Jornalismo foi criada e realizada pela primeira vez em 2000. A importância de refletir sobre a profissão levou os alunos a tornarem a Semana um acontecimento anual. As edições de 2001 e 2005 não ocorreram devido às greves na universidade.

Já participaram do evento profissionais como Marcelo Tas, Ricardo Kotscho, Marcos Uchôa, Xico Sá, Ruy Castro, Rubens Valente, Marcos Sá Corrêa, Daniela Pinheiro, Clóvis Rossi, Eliane Cantanhêde, Marcelo Canellas, Antero Greco, Sônia Bridi, Fred Melo Paiva, Jaguar, Cassiano Machado, Eliane Brum, equipe do Profissão Repórter, entre outros. Já foram realizadas 70 oficinas e 45 palestras durante as dez edições da Semana do Jornalismo da UFSC.

Serviço
O quê: 11ª Semana do Jornalismo da UFSC
Quando: de 17 a 21 de setembro de 2012
Onde: auditório do Centro de Comunicação e Expressão, UFSC, Florianópolis
Quanto: gratuito
Contado: semanadojor@gmail.com ou http://www.facebook.com/semanadojornalismo

Fonte: http://www.semanadojornalismo.ufsc.br

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas