0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Patrões apresentam proposta insatisfatória para jornalistas

Nova rodada de negociação entre o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e o Sindicato patronal de jornais e revistas ocorreu na quarta-feira (15/06), ainda sem avanços significativos. Isso porque os patrões apresentaram, só na segunda-feira à noite, uma contraproposta de reajustar o piso salarial para R$ 2. 908,00 e reajustar os salários em 8%, inviabilizando a formulação de uma contraproposta do SJSC em curto espaço de tempo.

Foto: cookie_studio /Freepick

Os representantes do SJSC consideram que a contraproposta patronal não é satisfatória. Ela significa reajustar o piso fixado em 2019 em apenas 12,46% e não recompor o poder de compra dos demais salários, corroído pela inflação acumulada de 3 anos. Contra uma inflação de 2,46, em dezembro de 2020 o sindicato patronal orientou as empresas a “concederem antecipação salarial” de 2%. Já em 2021, a inflação apurada foi de 7,59% e o sindicato patronal orientou nova “antecipação salarial” de 3,8% (metade do que deveria ser reposto) e para 2022 apresenta uma proposta de reajuste salarial de 8%, contra uma inflação (INPC) de 12,46%.

Na negociação, os representantes patronais disseram estar abertos para discutir os índices que apresentaram. A Comissão de Negociação do SJSC acredita que é possível avançar e apresentará uma proposta na próxima reunião entre os dois sindicatos, a realizar-se na quinta-feira (23/06). Mas considera que, para que haja avanços, é preciso disposição de luta dos jornalistas. Nesta perspectiva fica convocada Assembleia Geral da categoria para o dia 24 de junho (sexta-feira) às 13h30 em frente ao portão do Grupo NSC e às 14h em frente ao portão do Grupo ND, ambos em Florianópolis. Orienta-se os jornalistas de outras praças a participarem da atividade por videoconferência. O link para participação será disponibilizado em canais de comunicação do SJSC.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas