InícioNOTÍCIASPatrões apresentam proposta insatisfatória para jornalistas

Patrões apresentam proposta insatisfatória para jornalistas

Nova rodada de negociação entre o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e o Sindicato patronal de jornais e revistas ocorreu na quarta-feira (15/06), ainda sem avanços significativos. Isso porque os patrões apresentaram, só na segunda-feira à noite, uma contraproposta de reajustar o piso salarial para R$ 2. 908,00 e reajustar os salários em 8%, inviabilizando a formulação de uma contraproposta do SJSC em curto espaço de tempo.

Os representantes do SJSC consideram que a contraproposta patronal não é satisfatória. Ela significa reajustar o piso fixado em 2019 em apenas 12,46% e não recompor o poder de compra dos demais salários, corroído pela inflação acumulada de 3 anos. Contra uma inflação de 2,46, em dezembro de 2020 o sindicato patronal orientou as empresas a “concederem antecipação salarial” de 2%. Já em 2021, a inflação apurada foi de 7,59% e o sindicato patronal orientou nova “antecipação salarial” de 3,8% (metade do que deveria ser reposto) e para 2022 apresenta uma proposta de reajuste salarial de 8%, contra uma inflação (INPC) de 12,46%.

Na negociação, os representantes patronais disseram estar abertos para discutir os índices que apresentaram. A Comissão de Negociação do SJSC acredita que é possível avançar e apresentará uma proposta na próxima reunião entre os dois sindicatos, a realizar-se na quinta-feira (23/06). Mas considera que, para que haja avanços, é preciso disposição de luta dos jornalistas. Nesta perspectiva fica convocada Assembleia Geral da categoria para o dia 24 de junho (sexta-feira) às 13h30 em frente ao portão do Grupo NSC e às 14h em frente ao portão do Grupo ND, ambos em Florianópolis. Orienta-se os jornalistas de outras praças a participarem da atividade por videoconferência. O link para participação será disponibilizado em canais de comunicação do SJSC.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios