sábado, dezembro 10, 2022
InícioNOTÍCIASJornalistas lembram os dois anos da decisão do STF sobre o diploma...

Jornalistas lembram os dois anos da decisão do STF sobre o diploma com atividades no país

Para lembrar os dois anos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiu a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, em 17 de junho de 2009, a FENAJ e Sindicatos de Jornalistas realizaram nesta quarta-feira, dia 15, ato político em Brasília. A tramitação e aprovação das PECs do diploma (PEC 33/09 no Senado ePEC 386/09 na Câmara dos Deputados) foram reivindicadas pelos manifestantes.
Pressionados, os senadores defenderam a votação da proposta em plenário, mas o presidente do Senado, José Sarney, disse que o grande número de medidas provisórias têm dificultado a pauta no plenário. Conforme Sarney, a PEC 33/09 poderá ser votada em breve. Há um mês, encontra-se na mesa diretora, um requerimento assinado por líderes de diversos partidos pedindo a tramitação da matéria em regime especial.
Atos públicos também foram organizados para hoje, 17, pelos Sindicatos do Ceará, Rio Grande do Sul. O Sindicato do Espírito Santo realizou panfletagem dia 15, em Vitória.

Em Santa Catarina, o Sindicato dos Jornalistas promoveu, terça-feira, dia 14, edição do Círculo da Palavra, que debateu o tema Liberdade de Imprensa x Jornalismo: a diferença que o STF não compreendeu. Participaram do debate o jornalista e historiador Celso Martins e o jornalista e Procurador Geral do Estado, João dos Passos.
Para João dos Passos, o STF apropriou-se de uma decisão que deveria ser feita no Congresso Nacional. Conforme o Procurador, infelizmente são poucas as maneiras e as chances de questionar a decisão do Supremo e é difícil ele mudar sua posição pois ainda tem, praticamente a mesma composição. Mas caso a PEC do diploma seja aprovada, o assunto volta ao debate.
Às 14h30 desta sexta-feira, 17, o presidente do SJSC, Rubens Lunge participou do Programa Floripa em Foco, na TV Floripa onde falou sobre a questão do diploma e as lutas da categoria, no estado. O programa será reapresentado às 22 horas no canal 4 da Net, em Florianópolis, e visto no site da TV. Para acessar, clique neste link .

Legenda: Círculo da Palavra (dia 14/6) realizado pelo SJSC discutiu Liberdade de Imprensa x Jornbalismo. Na mesa, da esquerda para direita: Celso Martins, Rubens Lunge e João dos Passos. Crédito: Silvia Agostini Pereira.

Por Silvia Agostini Pereira (MTb/SC 3890-JP), com informações da Fenaj e FNDC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios