quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioCULTURARoseméri Laurindo lança livro sobre o programa de Fátima Bernardes em Blumenau

Roseméri Laurindo lança livro sobre o programa de Fátima Bernardes em Blumenau

Nesta quarta-feira (16/12), às 19h30min, na Livrarias Catarinense, do Shopping Neumarkt, em Blumenau, a jornalista e professora Rosiméri Laurindo lança a sua mais recente obra, ““O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes”. O livro é resultado das pesquisas da autora para o estágio de pós-doutorado em Comunicação, no gênero jornalístico diversional. Além da análise acadêmica, o livro conta com mais de 20 páginas de entrevista exclusiva com a apresentadora e também jornalista Fátima Bernardes. Ela responde os questionamentos sobre os segredos e as estratégias adotadas pela equipe na Rede Globo de Televisão.

Segundo Rosémeri Laurindo, o Jornalismo Diversional é um tipo de discurso que embora tenha o objetivo na realidade, busca dar uma aparência mais romanesca aos fatos, personagens e ações. Esse gênero jornalístico traduz um conceito que classificou o programa “Encontro com Fátima Bernardes” como modelo de Jornalismo Diversional. “Focando na personalidade cativante da apresentadora Fátima Bernardes, o livro alinha os conceitos jornalísticos para apresentar, com maior propriedade, a complexidade do gênero autor-marca no programa. Composto por pesquisas acadêmicas e entrevista com Fátima Bernardes, o livro revela as transformações do jornalismo no cenário atual”, acrescenta a autora.

Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde é professora titular de Teorias da Comunicação, Roseméri Laurindo é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral na Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, junto à Universidade Metodista de São Paulo, com apoio do CNPq.

Em 2014, Roseméri Laurindo recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, da Intercom, na categoria Liderança Emergente. É autora de várias publicações jornalísticas e científicas, dentre as quais o livros o AI-5 na Academia – O manual do lead usado pelos golpistas de 1964 para punir o ensino de jornalismo -, pela Edifurb (2014).

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios