InícioNOTÍCIASEntregue Prêmio FIESC de Jornalismo

Entregue Prêmio FIESC de Jornalismo

O Sistema FIESC entregou na manhã desta sexta-feira (16) o Prêmio Sistema FIESC de Jornalismo 2011. A solenidade de premiação foi realizada durante reunião de diretoria da FIESC.

Na categoria mídia impressa, o trabalho vencedor foi a série “A revolução pelo mar”, inscrita por Anita Martins, Edu Cavalcanti, Luís Meneghim e Tarcísio Poglia, do Jornal Notícias do Dia, de Florianópolis. O trabalho aborda o crescimento da produção de ostras e a expansão das vendas para todo o país, além de mostrar a profissionalização da atividade, com a introdução de tecnologias para a retirada do molusco das águas passando pelos demais processos até chegar ao consumidor.

Na categoria mídia eletrônica, o trabalho vencedor foi a reportagem “De uma louca paixão a um grande negócio – como a Mormaii transformou estilo de vida em empresa-referência”, produzida por Larissa Thomé Schmidt e equipe para a Globo News. A reportagem conta a trajetória da empresa e mostra as estratégias da companhia para se manter competitiva num mercado em que a concorrência é bastante acirrada.

Na categoria Destaque Acadêmico, o trabalho premiado foi “Tendência de desindustrialização atinge região Norte e preocupa dirigentes empresariais”, do estudante Marlon Luiz de Souza, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville. A reportagem trata sobre a perda de dinamismo de importantes setores da indústria de transformação, como o têxtil e o de máquinas. Também mostra como a oscilação da taxa de câmbio, o sistema tributário atual e os problemas de infraestrutura afetam a competitividade das empresas. O trabalho destaca ainda cases de empresas de Joinville e São Bento do Sul, que mudaram as estratégias para se adaptarem ao novo cenário.

Na categoria mídia impressa, a comissão julgadora atribuiu menção honrosa para a série “Cem quilômetros de crescimento”, de Ana Paula Fanton e Vandré Kramer, do Jornal A Notícia, de Joinville. A reportagem mostra como a duplicação do trecho Norte da BR-101 contribuiu para o desenvolvimento econômico de Garuva, Joinville, Araquari, Barra Velha e Balneário Piçarras. Estima-se que a duplicação estimulou mais de R$ 3 bilhões em investimentos desde 2000 e a criação de mais de 80 mil novos empregos.

Os vencedores nas categorias mídia impressa e mídia eletrônica receberam prêmio de R$ 8 mil cada. O vencedor na Destaque Acadêmico recebeu um tablet iPad 3G.

A Comissão Julgadora das categorias mídia eletrônica e mídia impressa foi composta pelo conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon/SC), Flávio Lopes Perfeito, pelo professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Samuel Lima, pelo jornalista, Cesar Valente, pelo vice-presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Roger Bittencourt, e pelo jornalista e pesquisador de comunicação, Aldo Schmitz.

O Prêmio Sistema FIESC de Jornalismo foi criado em 1985 para reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação social na pesquisa, divulgação de dados e reportagens enfocando a indústria catarinense e a contribuição do setor produtivo ao desenvolvimento do estado e do país.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios