sábado, dezembro 10, 2022
InícioNOTÍCIASEntregue Prêmio FIESC de Jornalismo

Entregue Prêmio FIESC de Jornalismo

O Sistema FIESC entregou na manhã desta sexta-feira (16) o Prêmio Sistema FIESC de Jornalismo 2011. A solenidade de premiação foi realizada durante reunião de diretoria da FIESC.

Na categoria mídia impressa, o trabalho vencedor foi a série “A revolução pelo mar”, inscrita por Anita Martins, Edu Cavalcanti, Luís Meneghim e Tarcísio Poglia, do Jornal Notícias do Dia, de Florianópolis. O trabalho aborda o crescimento da produção de ostras e a expansão das vendas para todo o país, além de mostrar a profissionalização da atividade, com a introdução de tecnologias para a retirada do molusco das águas passando pelos demais processos até chegar ao consumidor.

Na categoria mídia eletrônica, o trabalho vencedor foi a reportagem “De uma louca paixão a um grande negócio – como a Mormaii transformou estilo de vida em empresa-referência”, produzida por Larissa Thomé Schmidt e equipe para a Globo News. A reportagem conta a trajetória da empresa e mostra as estratégias da companhia para se manter competitiva num mercado em que a concorrência é bastante acirrada.

Na categoria Destaque Acadêmico, o trabalho premiado foi “Tendência de desindustrialização atinge região Norte e preocupa dirigentes empresariais”, do estudante Marlon Luiz de Souza, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville. A reportagem trata sobre a perda de dinamismo de importantes setores da indústria de transformação, como o têxtil e o de máquinas. Também mostra como a oscilação da taxa de câmbio, o sistema tributário atual e os problemas de infraestrutura afetam a competitividade das empresas. O trabalho destaca ainda cases de empresas de Joinville e São Bento do Sul, que mudaram as estratégias para se adaptarem ao novo cenário.

Na categoria mídia impressa, a comissão julgadora atribuiu menção honrosa para a série “Cem quilômetros de crescimento”, de Ana Paula Fanton e Vandré Kramer, do Jornal A Notícia, de Joinville. A reportagem mostra como a duplicação do trecho Norte da BR-101 contribuiu para o desenvolvimento econômico de Garuva, Joinville, Araquari, Barra Velha e Balneário Piçarras. Estima-se que a duplicação estimulou mais de R$ 3 bilhões em investimentos desde 2000 e a criação de mais de 80 mil novos empregos.

Os vencedores nas categorias mídia impressa e mídia eletrônica receberam prêmio de R$ 8 mil cada. O vencedor na Destaque Acadêmico recebeu um tablet iPad 3G.

A Comissão Julgadora das categorias mídia eletrônica e mídia impressa foi composta pelo conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon/SC), Flávio Lopes Perfeito, pelo professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Samuel Lima, pelo jornalista, Cesar Valente, pelo vice-presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Roger Bittencourt, e pelo jornalista e pesquisador de comunicação, Aldo Schmitz.

O Prêmio Sistema FIESC de Jornalismo foi criado em 1985 para reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação social na pesquisa, divulgação de dados e reportagens enfocando a indústria catarinense e a contribuição do setor produtivo ao desenvolvimento do estado e do país.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios