sábado, novembro 26, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASCelso Vicenzi lança "O Analfabeto Midiático" dia 19 de novembro, na Faferia

Celso Vicenzi lança “O Analfabeto Midiático” dia 19 de novembro, na Faferia

O jornalista Celso Vicenzi lança no dia 19 de novembro, das 9 às 13 horas, na Faferia DNA de Arte (Rua Fernando Machado, 261, Centro), em Florianópolis, o livro “O Analfabeto Midiático”, pela editora Nave, uma seleção de artigos publicados em vários portais e blogs nacionais, de 2009 a 2016. “São temas políticos, econômicos, ambientais, comportamentais  e sociais – entre outros – que são o retrato de uma época, no Brasil e no mundo”, afirma o autor. Segundo o professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, Francisco José Castilhos Karam, que assina o prefácio,  o autor, “ao estilo de Eduardo Galeano”, utiliza “uma linguagem que mostra tanto a simplicidade explicativa quanto a erudição sobre acontecimentos recentes de nossa história”.

Celso Vicenzi, autor também do livro de humor “Gol é Orgasmo”, da editora Unisul, é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Atuou em rádio, TV, jornal e revista. Atualmente faz assessoria de imprensa e colabora com vários blogs e portais, entre eles o Observatório da Imprensa e a Agência Latino-Americana de Comunicação. É colunista dos portais Outras Palavras, Nota de Rodapé e AcontecendoAqui e também assina o blog celsovicenzi.com.br e o tuíter @celso_vicenzi. Durante a sua carreira nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina, Vicenzi conquistou vários prêmios estaduais, regionais e nacionais, entre eles o Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia (1985).

“Procurei fazer uma seleção de textos que trazem reflexões sobre problemas que ainda estão presentes no dia a dia dos cidadãos brasileiros e da maioria da população do planeta”, afirma Vicenzi. Mesmo quando datados, como assinala o professor Francisco Karam, “mostra como temas essenciais que desvelam o espírito do tempo podem ser tratados com extrema clareza didática, mantendo a contundência narrativa e recheando de dados e fatos que engrandecem a opinião balizada, com argumentação bem fundamentada e com o uso exímio das palavras”.

Nas próprias palavras do autor: “Cada um escreve a sua biografia – por menos importante que seja – e coloca a sua vida na defesa de ideias e valores que considera relevantes. Meus ideais e princípios são aqueles que traduzem, na essência, a busca cotidiana por um país e um planeta mais justo e solidário. Sei que não estive, não estou, nem estarei imune a cometer erros e eventuais exageros, mas tenho convicção de que procuro fazer um jornalismo honesto e qualificado, que não disfarça a opressão e nem se presta a dourar a pílula da desinformação para manter a população alienada sobre as causas da desigualdade e das injustiças sociais. Ou seja, se errar, que seja ao menos em favor dos que mais sofrem e dos que menos têm. Já me serve de algum consolo.”

O quê: Lançamento do livro O Analfabeto Midiático, de Celso Vicenzi – editora Nave.
Quando: Dia 19 de novembro, das 9 às 13 horas.
Onde: Faferia DNA de Arte, na Rua Fernando Machado, 261 – Florianópolis/SC.
Preço do livro: R$ 20,00.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios