0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

“Ciclo de Leituras” do Posjor tem conferência do professor Luiz Gonzaga Motta, dia 18

Analise_2233O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na segunda-feira, 18 de novembro, mais uma conferência do Ciclo de Leituras Contemporâneas do POSJOR sobre o tema “Narrativa Jornalística: uma história do presente”, com o pesquisador do CNPq e professor da UnB visitante da UFSC, Luiz Gonzaga Motta. Durante o evento, Motta lançará o livro “Análise Crítica das Narrativas“. O evento será realizado às 14h, no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU). A entrada é gratuita e aberta ao público. Será fornecido certificado de participação aos presentes.

Sinopse – O livro oferece ao leitor procedimentos prático-operacionais para a análise pragmática das estórias, conflitos e personagens que recobrem filmes, canções, contos, reportagens, fotografias, comerciais de TV, videoclipes, telenovelas, histórias em quadrinhos, diários, relatos das mídias digitais etc. É um quase-manual: apresenta técnicas de análise que atravessam o jornalismo, o cinema, a literatura, a publicidade, estórias orais e as novas mídias. Destina-se aos estudiosos do jornalismo, publicidade, literatura, antropologia, sociologia, psicologia, história e outras áreas que realizam a análise das narrativas.

070926ajornO autor – Desde a metade da década de 1980, Motta atuou na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), respondendo por diversas funções acadêmicas e administrativas na graduação e pós-graduação, aposentando-se em 2012 como professor titular. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Master of Arts em Jornalismo – Indiana University (1973), PhD em Comunicação de Massa – University of Wisconsin – Madison (1977), Luiz Gonzaga Motta é também pós-doutor pela Universidade Autónoma de Barcelona (2002/3).
Pesquisador em produtividade do CNPq, coordenou ou atuou como consultor para a Fundação Friederich Ebert, UNICEF e ANDI. Foi ainda vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e editor de sua revista, a Brazilian Journalism Research (BJR). Foi secretário nacional de Cultura do Ministério da Cultura, secretário Estado da Comunicação do Governo do Distrito Federal, e secretário de comunicação da UnB. Tem experiência nas áreas de linguagem do jornalismo, narrativas jornalísticas e processos cognitivos e simbólicos, mídia e política e comunicação para o desenvolvimento. Suas pesquisas atuais incluem teoria da notícia, narrativa jornalística e processos cognitivos e simbólicos, história do presente, mídia e política, qualidade da informação e narrativas de identidade nacional. É autor ou organizador de oito livros e publicou artigos no Brasil e no exterior.

Foto: Wagmar Alves

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas