InícioNOTÍCIAS"Ciclo de Leituras" do Posjor tem conferência do professor Luiz Gonzaga Motta,...

“Ciclo de Leituras” do Posjor tem conferência do professor Luiz Gonzaga Motta, dia 18

Analise_2233O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na segunda-feira, 18 de novembro, mais uma conferência do Ciclo de Leituras Contemporâneas do POSJOR sobre o tema “Narrativa Jornalística: uma história do presente”, com o pesquisador do CNPq e professor da UnB visitante da UFSC, Luiz Gonzaga Motta. Durante o evento, Motta lançará o livro “Análise Crítica das Narrativas“. O evento será realizado às 14h, no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU). A entrada é gratuita e aberta ao público. Será fornecido certificado de participação aos presentes.

Sinopse – O livro oferece ao leitor procedimentos prático-operacionais para a análise pragmática das estórias, conflitos e personagens que recobrem filmes, canções, contos, reportagens, fotografias, comerciais de TV, videoclipes, telenovelas, histórias em quadrinhos, diários, relatos das mídias digitais etc. É um quase-manual: apresenta técnicas de análise que atravessam o jornalismo, o cinema, a literatura, a publicidade, estórias orais e as novas mídias. Destina-se aos estudiosos do jornalismo, publicidade, literatura, antropologia, sociologia, psicologia, história e outras áreas que realizam a análise das narrativas.

070926ajornO autor – Desde a metade da década de 1980, Motta atuou na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), respondendo por diversas funções acadêmicas e administrativas na graduação e pós-graduação, aposentando-se em 2012 como professor titular. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Master of Arts em Jornalismo – Indiana University (1973), PhD em Comunicação de Massa – University of Wisconsin – Madison (1977), Luiz Gonzaga Motta é também pós-doutor pela Universidade Autónoma de Barcelona (2002/3).
Pesquisador em produtividade do CNPq, coordenou ou atuou como consultor para a Fundação Friederich Ebert, UNICEF e ANDI. Foi ainda vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e editor de sua revista, a Brazilian Journalism Research (BJR). Foi secretário nacional de Cultura do Ministério da Cultura, secretário Estado da Comunicação do Governo do Distrito Federal, e secretário de comunicação da UnB. Tem experiência nas áreas de linguagem do jornalismo, narrativas jornalísticas e processos cognitivos e simbólicos, mídia e política e comunicação para o desenvolvimento. Suas pesquisas atuais incluem teoria da notícia, narrativa jornalística e processos cognitivos e simbólicos, história do presente, mídia e política, qualidade da informação e narrativas de identidade nacional. É autor ou organizador de oito livros e publicou artigos no Brasil e no exterior.

Foto: Wagmar Alves

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios