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RBS planeja investir R$ 100 milhões em marketing digital

RBS planeja investir R$ 100 milhões em marketing digital

Enquanto resiste a repassar lucros aos seus trabalhadores, o Grupo RBS planeja investir R$ 100 milhões na aquisição de empresas especializadas no serviço de marketing digital. As compras serão feitas por meio da Pontomobi, que está no mercado de marketing móvel há dois anos e, embora pequena, tem apetite para crescer rapidamente.

É mais um exemplo de como o Grupo RBS, num período histórico dominado pelo trio ciência/técnica/informação, atua para gerar lucros que não chegam até os profissionais atuantes em seus veículos. Essa lógica de “marketing digital” tende a se entranhar cada mais vez no próprio processo de produção jornalística, abrindo um abismo cada vez maior entre o que é informação e jornalismo. E este último – quando interpretativo e crítico – é que é capaz de fazer leitores, ouvintes e telespectadores efetivamente usarem a imensa informação disponível para compreender e agir no mundo.

O plano do Grupo, que já comprou 30% da Pontomobi e tem opção para adquirir mais 30%, é fazê-lo em 2011, segundo o executivo-chefe da Pontomobi, Leo Xavier. Nas recentes aquisições da Pontomobi estão 70% na Mobimidia, 70% na Microways, 51% na NewAdmobi, 92% na Mr.postman e 92% na Redemobi – todas de sistemas, jogos ou marketing para celular.

Com a oferta mais abrangente adicionada pelas novas controladas, a Pontomobi deverá ter seu faturamento de R$ 4,2 milhões, de 2009, elevado para R$ 12 milhões em 2010. Ainda assim, insuficiente para as metas de compras ambiciosas. Além de ter como alvo empresas maiores, deve aumentar o número de funcionários de 28 para 120 até o fim do ano. Pretende ainda ser o segundo maior grupo digital em dois anos (atrás da Click), com faturamento equivalente a R$ 100 milhões, contando com a receita das empresas a serem absorvidas.

A Pontomobi responde pelos serviços de mobilidade do RBS, financiador das compras. A estratégia é manter um sócio-empreendedor em cada unidade, com uma marca única. A partir de 2012, as empresas do grupo nesse segmento serão consolidadas e gerenciadas por uma holding, da qual participarão os 14 sócios atuais.

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