sexta-feira, dezembro 9, 2022
InícioNOTÍCIASProfessores de Jornalismo da UFSC são indicados ao Prêmio Luiz Beltrão

Professores de Jornalismo da UFSC são indicados ao Prêmio Luiz Beltrão

Os jornalistas e professores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC Eduardo Meditsch e Valci Zuculoto foram indicados ao Prêmio Luiz Beltrão 2017, nas categorias Maturidade Acadêmica e Liderança Emergente, respectivamente. Ofertado anualmente para pesquisadores e instituições que contribuem de forma significativa para os estudos em comunicação no país, o prêmio faz parte da programação do 20º Congresso da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

O prêmio é outorgado em quatro categorias, sendo dividido em dois grupos: Personalidades e instituições. São os seguintes os concorrentes ao Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação  de 2017:

PERSONALIDADES

Liderança emergente
– Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)
– Igor Pinto Sacramento (UFRJ)
– Rafael Fortes Soares (Unirio)
– Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC)


Maturidade acadêmica
– Doris Fagundes Haussen (PUCRS)
– Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UFSC)
– Maria Bernadete Cunha de Lyra (Anhembi-Morumbi)
– Roseli Fígaro Paulino (ECA/USP)
– Silvia Helena Borelli (PUCSP)
– Vera R. Veiga França (UFMG)
– Wilson da Costa Bueno (UMESP)

INSTITUIÇÕES

Grupo inovador
– AudioLab (UERJ)
– Centro de Pesq. Com. e Trabalho (CPCT -ECA/USP)
– GRIS Lab (UFMG)
– GP Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira
– Mestrado Profissional em Jornalismo FIAM-FAAM

Instituição paradigmática
– ALAIC – Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação
– Instituto Vladimir Herzog
– UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
– UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa
– UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Eduardo Meditsch é Pesquisador 1d do CNPq e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (1997), realizou estágio sênior de pós-doutorado na University of Texas at Austin (2010/2011). Integra conselhos editoriais de duas dezenas de revistas acadêmicas do Brasil, América Latina, Portugal e Espanha. Como jornalista, Meditsch atuou em veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e colaborou com diversos órgãos da imprensa alternativa brasileira e também do jornal Público de Lisboa. Sócio-fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), foi seu primeiro diretor científico. Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom e o GT Estudos de Jornalismo da Associação Latino-Americana dos Pesquisadores em Comunicação (ALAIC) Foi membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas (FENAJ) e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).

Valci Zuculoto é professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, do qual atualmente é subcoordenadora. É doutora em Comunicação pela PUCRS e  pós-doutora pelo EcoPós UFRJ. É coordenadora do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, diretora da Executiva da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas de SC, conselheira do FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. É uma das líderes do GIRAFA – Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio e do Núcleo de Pesquisa em Identidade, Formação e Trabalho Jornalístico, ambos na UFSC. Já trabalhou em O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha. Foi diretora da FM Cultura de Porto Alegre.

As indicações ao Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação foram feitas por sócios da Intercom e por toda a comunidade acadêmica. Esse reconhecimento a pesquisadores e instituições de destaque na área foi criado pela Intercom há 20 anos e, desde então, permitiu a valorização do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros de pesquisa, individual e coletivamente.

A escolha dos premiados será feita por um colegiado formado pela atual e pelos ex-presidentes da Intercom, além dos pesquisadores já premiados na categoria “Maturidade Acadêmica”. A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 31 de maio e a entrega dos troféus acontecerá em setembro, durante o 20º Congresso Nacional da Intercom, em Curitiba – PR.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios