0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

PósJor UFSC reúne autoridades brasileiras para o 3º Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Catarina (Posjor-UFSC), reunirá, em Florianópolis, algumas das maiores autoridades brasileiras em fomento e pesquisa na área da Comunicação. O 3º Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo contará, nos dias 18 e 19 de abril, com representantes das principais socidades científicas como Intercom, SBPJor e Compós, autoridades da Capes e CNPq e integrantes de programas de pós-graduação de diversas universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante os dois dias, professores, mestrandos e doutorandos discutirão políticas de financiamento, pesquisa, pós-graduação e inovação na área jornalística.

O evento é patrocinado pela Fapesc com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e Associação Catarinense de Imprensa. O programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC é reconhecido nacionalmente por ser o primeiro da área em todo o Brasil e já se prepara para oferecer o primeiro doutorado em Jornalismo da América Latina.

O presidente do SJSC, Valmor Fritsche, observa que o debate em torno da pesquisa do Jornalismo reforça a luta do movimento sindical nacional pela valorização da profissão como um campo específico do conhecimento e vê com satisfação o fato de a Universidade Federal de Santa Catarina estar na vanguarda da pesquisa nessa área. “Depois de oferecer o primeiro mestrado em Jornalismo do Brasil, a UFSC caminha para a criação do primeiro doutorado em Jornalismo da América Latina”, lembrou o dirigente.

De acordo com o coordenador do Posjor, professor e doutor Rogério Christofoletti, a dinâmica do confronto entre as mídias tradicionais e digitais exige investimento em pesquisa para que seja possível compreender, criticar e reformular continuamente o Jornalismo. “É importante reunir alguns dos mais destacados programas de pós do país, além dos representantes de sociedades científicas e da Capes e CNPq para trocarmos experiências e reforçarmos laços de cooperação”, afirmou.

O Simpósio será aberto com a mesa sobre fomento à pesquisa em Jornalismo, formada pela coordenadora da área de Comunicação na Capes, Maria Helena Weber, e pelo representante da área no CNPq, Othon Jambeiro, com a mediação da professora doutora Gislene Silva da UFSC. O debate começa às 14h30, da quinta e é aberto ao público. Logo depois, a diretora científica da SBPJor, Luciane Mielniczuk, o presidente da Intercom, Antonio Hohlfeldt, e a vice-presidente da Compós, Itânia Maria Mota Gomes, formam a mesa sobre Pesquisa em Jornalismo, o olhar das sociedades científicas, mediada pelo professor pós-doutor Eduardo Meditsch (Posjor-UFSC).

No dia seguinte, os debates acontecem pela manhã e tarde com o tema “Inovação, Projetos e Perspectivas da Pesquisa em Jornalismo”. Nas duas mesas estarão os coordenadores de programas de pós-graduação em comunicação das universidades federais do Paraná (UFPR), Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul (UFRGS), universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e Londrina (UEL), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Unisinos e PUC-RS que serão mediados pelos professores José Castilhos Karam e Cárlida Emerim, do Posjor UFSC. O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento, no Auditório Henrique da Silva Fontes, Centro de Comunicação e Expressão.

O evento será transmitido ao vivo nos links: www.videoconferencia.cce.ufsc.br ou Facebook

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DIA 18 DE ABRIL

Das 14h30 às 16h15
Mesa 1: Fomento à Pesquisa em Jornalismo

> Maria Helena Weber (coordenadora da área de Comunicação na Capes)
> Othon Jambeiro (representante de área no CNPq)
Mediadora: Gislene Silva (POSJOR/UFSC)

coffe-break

Das 16h30 às 18h30
Mesa 2: Pesquisa em Jornalismo, o olhar das sociedades científicas

> Luciana Mielniczuk (diretora científica da SBPJor)
> Antonio Hohlfeldt (presidente da Intercom)
> Itânia Maria Mota Gomes (vice-presidente da Compós)
Mediador: Eduardo Meditsch (POSJOR/UFSC)

DIA 19 DE ABRIL

Das 9h às 12h30
Mesa 3: Inovação, Projetos e Perspectivas da Pesquisa em Jornalismo (parte 1)

> Kelly Prudencio (coordenadora do PPGCom da UFPR – PR)
> Antonio Carlos Hohlfeldt (pesquisador representante do PPGCom da PUC-RS)
> Claudia Quadros (coordenadora do PPGCom da UTP – PR)
> Beatriz Marocco (pesquisadora representante do PPGCom da Unisinos-RS)
> Sérgio Luiz Gadini (coordenador do PPGCom da UEPG – PR)
Mediador: Francisco José Castilhos Karam (POSJOR/UFSC)

Das 14h30 às 17h30
Mesa 4: Inovação, Projetos e Perspectivas da Pesquisa em Jornalismo (parte 2)

> Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello (coordenadora do PPGCom da UFSM – RS)
> Alberto Carlos Augusto Klein (pesquisador representante do PPGCom da UEL-PR)
> Virginia Pradelina da Fonseca (pesquisadora representante do PPGCom da UFRGS – RS)
> Rogério Christofoletti (coordenador do POSJOR – SC)
Mediadora: Cárlida Emerim (POSJOR/UFSC)

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas