sábado, dezembro 3, 2022
InícioSOCIEDADESindicatos articulam resistência às reformas de Temer

Sindicatos articulam resistência às reformas de Temer

Mais de 50 sindicatos e organizações participaram de uma reunião, nesta sexta-feira (13), para articular ações conjuntas contra as reformas do governo Temer. O encontro ocorreu na sede do Sintespe, em Florianópolis. Os movimentos aprovaram a criação de um calendário de protestos e a criação de uma Frente Estadual Contra a Retirada de Direitos. O Sindicato dos Jornalistas enviou um representante ao encontro.

Os movimentos discutiram os efeitos nocivos de projetos como da Reforma da Previdência e Trabalhista. Estas propostas podem ampliar a jornada de trabalho para 12 horas diárias, liberar as terceirizações e ainda, aumentar em 14 anos o tempo necessário para se aposentar.

Quase todos os representantes falaram sobre a necessidade de furar o bloqueio midiático sobre estes temas. Geralmente, as reformas são apresentadas como algo “positivo” à classe trabalhadora. “O objetivo é ampliar o debate com a sociedade e se contrapor a estas medidas. É preciso deixar diferenças de lado e unificar a resistência. Estas contra-reformas são uma opção política. Ao invés de auditar a dívida, taxar os mais ricos, opta-se por cortar na carne dos trabalhadores”, afirma o diretor do SJSC, Leonel Camasão.

Quem participou do encontro

A reunião entre sindicatos e movimentos reuniu dezenas de categoriais profissionais. Além de servidores públicos municipais, estaduais e federais, também participaram  categoriais da iniciativa privada. Entre elas, trabalhadores da saúde, transporte coletivo, jornalistas, bancários, comerciários, metalúrgicos, juristas e CNBB. Também estavam presentes as centrais CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas. Alguns parlamentares também enviaram representantes.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios