InícioFORMAÇÃOUFPR faz pesquisa nacional sobre autonomia e liberdade

UFPR faz pesquisa nacional sobre autonomia e liberdade

Está disponível aos jornalistas brasileiros um questionário que visa identificar o que pensa a categoria sobre pressões editoriais provenientes de interesses alheios ao bem-público. A pesquisa nacional vem sendo organizada pelo grupo de pesquisa Comunicação e Democracia, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas.

A pesquisa sobre o controle editorial nas redações brasileiras foi lançada oficialmente no dia 3 de outubro, em Fortaleza, na plenária final do XX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). “A intenção é identificar e mensurar em que grau as redações brasileiras são afetadas por relações de poder com grupos políticos e econômicos e compreender de que forma os profissionais de comunicação reagem a essas interferências externas à lógica da prática jornalística”, explica o coordenador do projeto professor Mário Messagi Jr.

O questionário está sendo aplicado em todo Brasil por meio de formulário online até o dia 7 de dezembro de 2015. O roteiro é anônimo, composto de 50 perguntas e pode ser respondido em aproximadamente 10 minutos. A intenção dos pesquisadores é ouvir cerca de 2.800 jornalistas de todo Brasil.

Acesse o link da pesquisa:
http://www.questionarios.ufpr.br/index.php/133733/lang-pt-BR

 

Apoio

A pesquisa sobre liberdade de informação busca amostragem equivalente a Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro, desenvolvida pela UFSC em 2012, sob coordenação do professor Jaques Mick. Na ocasião, foram levantados dados demográficos sobre a classe jornalística brasileira.

Além da FENAJ e sindicatos, a pesquisa também conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. Os relatórios estarão disponíveis posteriormente para análise dos dados.

Com informações do site do Grupo de Pesquisa Comunicação e Democracia da UFPR (www.comunicacaoedemocracia.jor.br/)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios