0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

UFPR faz pesquisa nacional sobre autonomia e liberdade

Está disponível aos jornalistas brasileiros um questionário que visa identificar o que pensa a categoria sobre pressões editoriais provenientes de interesses alheios ao bem-público. A pesquisa nacional vem sendo organizada pelo grupo de pesquisa Comunicação e Democracia, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas.

A pesquisa sobre o controle editorial nas redações brasileiras foi lançada oficialmente no dia 3 de outubro, em Fortaleza, na plenária final do XX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). “A intenção é identificar e mensurar em que grau as redações brasileiras são afetadas por relações de poder com grupos políticos e econômicos e compreender de que forma os profissionais de comunicação reagem a essas interferências externas à lógica da prática jornalística”, explica o coordenador do projeto professor Mário Messagi Jr.

O questionário está sendo aplicado em todo Brasil por meio de formulário online até o dia 7 de dezembro de 2015. O roteiro é anônimo, composto de 50 perguntas e pode ser respondido em aproximadamente 10 minutos. A intenção dos pesquisadores é ouvir cerca de 2.800 jornalistas de todo Brasil.

Acesse o link da pesquisa:
http://www.questionarios.ufpr.br/index.php/133733/lang-pt-BR

 

Apoio

A pesquisa sobre liberdade de informação busca amostragem equivalente a Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro, desenvolvida pela UFSC em 2012, sob coordenação do professor Jaques Mick. Na ocasião, foram levantados dados demográficos sobre a classe jornalística brasileira.

Além da FENAJ e sindicatos, a pesquisa também conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. Os relatórios estarão disponíveis posteriormente para análise dos dados.

Com informações do site do Grupo de Pesquisa Comunicação e Democracia da UFPR (www.comunicacaoedemocracia.jor.br/)

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas