0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Programa da Chapa Mais Vale o Que Será

 

Eleições SJSC 2023, dias 23 e 24 de agosto. Participe!

DEFENDER O JORNALISMO E COMBATER A DESINFORMAÇÃO

No dia 30 de maio de 2009, os meios de comunicação comemoraram a revogação total, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Lei de Imprensa promulgada durante a ditadura militar. Mas, no vácuo deixado pela legislação que poderia ser parcialmente mantida, por exemplo, em relação ao direito de resposta, jornalistas seguem sendo processados e de certa forma “censurados” por representantes de grandes interesses econômicos.

No dia 17 de junho daquele ano, o mesmo STF atendeu ao recurso do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e derrubou a exigência do diploma para o exercício profissional. Assim, o Judiciário jogou de vez o jornalismo no “limbo legislativo” deixando os profissionais ainda mais vulneráveis e a sociedade à mercê da desinformação.

Essas duas medidas aliadas ao ascenso das plataformas digitais, o WhatsApp e o Facebook chegaram ao Brasil em 2007 e 2009 respectivamente, influenciaram decisivamente os rumos políticos do país na década seguinte favorecendo a divulgação de informações falsas em larga escala que impulsionaram o crescimento de um conservadorismo fascista que é especialmente forte em Santa Catarina.

Hoje, Mark Zuckerberg, dono do Grupo Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Larry Page e Sergey Brin, donos da Alphabet, controladora dos serviços Google, operam o maior fluxo de informação do país e do mundo sem praticamente nenhum limite ou compromisso social.

Juntos, os três tecnocratas possuem cerca de 320 bilhões de dólares em patrimônio líquido e deram uma demonstração de força ao obrigar a retirada da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet da pauta de votação da Câmara dos Deputados no último dia 2 de maio.

A chapa “Mais Vale O Que Será” e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) reconhecem os avanços do combate às notícias falsas, mas defendem a necessidade de legislação específica para garantir a remuneração do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais. Além disso, é crucial estabelecer limites para a divulgação de conteúdo na internet.

Para além de estabelecer limites para a divulgação de conteúdos pela internet, a sociedade brasileira precisa proteger o exercício profissional do jornalismo como pilar fundamental de uma democracia plena.

Nesse sentido, a chapa Mais Vale O que Será defende, ainda, junto com a FENAJ, a PEC do Diploma que reestabelece a exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo e a criação do Conselho Federal de Jornalistas para fiscalizar o exercício regular da profissão.

Mesmo dentro de um contexto adverso, a Chapa Mais Vale O Que Será pretende desenvolver uma nova estratégia de mobilização e negociação para valorizar o trabalho de jornalistas em Santa Catarina por meio de uma Campanha Salarial Permanente.

O atendimento à categoria será fortalecido com a criação de novo canal de comunicação para facilitar e agilizar o acesso das filiadas e dos filiados a tudo que o Sindicato tem para oferecer. Ampliar a presença da diretoria em todas as regiões e nas principais faculdades de jornalismo de Santa Catarina também são desafios da nova gestão.

Proteger o jornalismo é um dever que todos nós compartilhamos para combater a desinformação e preservar os princípios de uma sociedade democrática. Em busca da legislação adequada, somando esforços com a estratégia renovada, lutaremos para que o jornalismo continue sendo a base sólida para uma cidadania informada e uma sociedade transparente para todos e todas.

Se muito vale o já feito, Mais Vale O Que Será!

 

Diretoria Executiva

Presidente – Fábio Bispo – Atual presidente do SJSC. Escreve para a InfoAmazonia. Como repórter, colaborou com publicações para o Intercept Brasil, Folha de S. Paulo, Valor, Agência Pública, Notícias do Dia e outros.

Vice-presidente – Schirlei Alves – Formada pela Univali e especialista em Jornalismo de Dados pelo Insper, atua com jornalismo investigativo, especialmente voltado aos direitos humanos. É repórter da Gênero e Número.

Secretária Geral – Silvia Agostini – Formada pelo IELUSC, atuou em assessoria de imprensa sindical e atualmente trabalha na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

1º Secretário GeralGilvan de França – Atua na comunicação sindical de trabalhadores das indústrias do ramo químico, em Criciúma e Região.

TesoureiroBruno Cruz – Atua na Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de SC (SINJUSC).

1º TesoureiroHilton Maurente, repórter cinematográfico, trabalha na NSC de Joinville

 

Suplência da Executiva

Patrick Pereira Rodrigues – Atua nos veículos da NSC na região de Blumenau.

Rubens Lopes – Atua no Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFSC (Sintufsc).

Paula Guimarães – Cofundadora do Portal Catarinas. Escreve sobre direitos humanos das meninas e mulheres. 

Fábia Hafferman – Atua na Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Serv do Poder Judiciário do Estado de SC (SINJUSC).

Magali Moser – Mestra e doutora em Jornalismo pela UFSC, é professora no Departamento de Comunicação da FURB.

Suplente – Silvia Medeiros – Jornalista especializada em assessoria sindical. Foi jornalista da CUT-SC e Sintrasem. 

Comissão de Sindicalização e Registro Profissional

Aderbal Filho – Assessor parlamentar, ex-presidente e atual Tesoureiro do Sindicato dos Jornalistas de SC.

Andrieli Trindade – Jornalista, Analista de Marketing e Pós-graduada em gestão de empresas, trabalha na Texto com Contexto.

Cárlida Emerim– Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos, é professora do Departamento de Jornalismo da UFSC.

Suplente  – Patrícia Krieger – Jornalista, repórter e assessora de comunicação política em entidades sindicais e movimentos sociais de SC.

 

Comissão de Comunicação e Eventos

Janine Koneski de Abreu – Formada em Jornalismo pela UFSC e  Mestre em Teatro pela UDESC, atua em serviços freelancer.

Cristina De Marco – É Mestra em Ciências da Linguagem e Especialista em Comunicação Jornalística.

Carlos Henrique Marques – É Assessor de Imprensa na Câmara Municipal de Joinville.

Alexandre Gonçalves – Jornalista, criador e gestor de conteúdo e de produtos digitais. Editor da newsletter #agenteGPT. 

 

Conselho Fiscal

Valci Regina Mousquer Zuculoto – Formada pela UFRGS e Pós-Doutora pela UFRJ, é Professora da graduação e pós-graduação em Jornalismo da UFSC, diretora do SJSC, da FENAJ e de entidades de pesquisa em Jornalismo

Ricardo Leandro de Medeiros – Formado na UFSC e Doutor em Rádio pela Universite du Maine-França, é Assessor de Comunicação da Secretaria de Educação de Florianópolis.

Ivan Giacomelli – Formado na UFSC, é Professor no Curso de Jornalismo da instituição. 

Rita de Cássia R. Paulino – Pós-Doutora, ex-bolsista do CNPq no Social Media Lab na Universidade de Ryerson, Toronto, é Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PPGJOR).

Suplentes

Gabriel Shiozawa Coelho – Trabalha com jornalismo sindical, assessoria em movimentos sociais e consultoria de segurança.

Lourdes Sedlacek –  Trabalhou nos principais jornais catarinenses e em assessorias de imprensa de organizações públicas, sindicais e privadas. 

Marina Empinotti – Jornalista, mestre e doutora em comunicação. Atuou como repórter e editora nos principais veículos de comunicação do estado.

 

Delegados ao Conselho de Representantes da FENAJ

Hermínio Pires Nunes – Repórter fotográfico com passagem por diversos veículos e assessorias, atua em serviços freelancer e na Cella Gráfica Digital

Linete Braz Martins – Formada pela UFSC, atua em Assessoria de imprensa e desenvolvimento de projetos jornalísticos e culturais.

Suplentes

Rogério Christofoletti – Professor do Departamento de Jornalismo na UFSC, já foi vice-presidente do SJSC e presidente da Comissão Estadual de Ética. Foi vice-presidente e presidente do SJSC.

Celso Vicenzi – Jornalista há 47 anos. Ex-presidente do SJSC, trabalhou em rádio, TV, jornal, revista e atualmente é assessor de imprensa.

 

 

Comissão Estadual de Ética

Roseméri Laurindo – Atuou em SC, AL, BA, SP e Portugal. Fundadora do curso de Jornalismo da FURB, é Doutora em Comunicação, integra a ABEJ e é Presidente da Comissão de Ética dos Jornalistas de SC.

Sérgio Murillo de Andrade – Formado pela UFSC, é o atual vice-presidente da Comissão de Ética dos Jornalistas de SC. Ex-presidente do SJSC e da FENAJ, trabalha em assessoria parlamentar, em Florianópolis.

Gastão Cassel – Formado na UFSM, foi assessor do Sinergia e, como professor, atuou na UFSC e Ielusc. É diretor da Quorum Comunicação e membro da Comissão de Ética dos Jornalistas de SC.

Paulo Arenhart – Graduado na UFSC, foi Secretário de Comunicação de SC, Presidente da FCC, professor na Estácio de Sá e Secretário da Prefeitura de Florianópolis. Integra a Comissão de Ética dos Jornalistas de SC.

Marli Vitali –  Coordenadora do curso de Jornalismo na UNISATC, em Criciúma, é  Doutora em Jornalismo pela UFSC). Integra a Comissão de Ética dos Jornalistas de SC.

 

Eleições SJSC 2023, dias 23 e 24 de agosto. Participe!

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas