quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioNOTÍCIASFuncionários da Band decidem manter paralisação até que a empresa pague os...

Funcionários da Band decidem manter paralisação até que a empresa pague os salários

GREVE BANDOs jornalistas e radialistas da Band TV/SC prosseguem paralisados em Florianópolis até que a direção da empresa efetive o pagamento dos salários de julho, que estão atrasados desde o dia 5. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (15/7), após reunião dos Diretores dos Sindicatos dos Jornalistas, dos Radialistas e Comissão de Funcionários com a direção da emissora, que prometeu regularizar o pagamento hoje.

A paralisação dos funcionários iniciou-se na sexta-feira (12). Após diversas tentativas frustradas de diálogo com a direção da Band em busca de uma explicação sobre o motivo da empresa não ter honrado o compromisso de pagamento dos salários, que já estavam atrasados, todos na redação e equipe técnica cruzaram os braços.

Na manhã desta segunda-feira dirigentes e advogados dos Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas reuniram-se com os trabalhadores na redação. Os relatos foram desesperadores. Além de atraso nas contas de água, luz, telefone, aluguel e cartões de crédito de todos, alguns não puderam usar o Plano de Saúde porque, embora tivesse descontado a mensalidade em folha, a Band não repassou à operadora do serviço. O restaurante ao lado da empresa, no bairro Pantanal, suspendeu o fornecimento de refeições. Em alguns casos até a locomoção para o trabalho está comprometida por falta do vale transporte.

Em reunião com os sindicalistas e a Comissão de Funcionários, o presidente do grupo Band Santa Catarina, Saul Brandalise Júnior, informou que a empresa vem enfrentando dificuldades momentâneas, relatou os esforços que vem empreendendo e comprometeu-se a pagar os salários ainda hoje.

Brandalise projetou perspectivas alvissareiras para a Band SC. Ele quer transformá-la numa empresa moderna, do século 21. E disse que o atraso de salários nunca mais vai acontecer. Reclamou, porém, do Sindicato dos Jornalistas ter noticiado a paralisação em seu site e nas redes sociais. Aderbal Filho, diretor do SJSC, registrou que a entidade tinha o dever de informar o fato e solicitou nova reunião para breve, para tratar de outras questões trabalhistas. “Pro momento esperamos poder dar em nosso site, até o final da tarde, a boa notícia de que a empresa regularizou o pagamento, pois isto é o que pessoal mais precisa agora”, disse.

Após a reunião, os sindicalistas voltaram a se reunir com os trabalhadores na redação. A disposição de lutar por seus direitos foi expressa na votação, por 19 votos a 11, pela continuidade da paralisação até o pagamento dos salários. Se a situação não for regularizada ainda hoje, os Sindicatos acionarão a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios