sábado, dezembro 3, 2022
InícioAÇÃO SINDICALVídeo: Sindicato dos Jornalistas completa 60 anos

Vídeo: Sindicato dos Jornalistas completa 60 anos

Em seis décadas de existência, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, possui um histórico repleto de conquistas, e participou de fatos memoráveis, destacados na sessão especial de 60 anos do SJSC, como o combate à ditadura, a luta pela redemocratização do país, a defesa da liberdade de expressão, a criação do primeiro curso de jornalismo do estado, na UFSC, entre outros momentos importantes para a sociedade brasileira.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), foi o proponente da homenagem. “Sem dúvida nenhuma, o sindicato, sempre se traduz como sendo a grande ferramenta na defesa de toda a categoria. Portanto, esta homenagem e o reconhecimento a esta organização, que muito fez e com certeza muito fará na defesa de toda a categoria dos jornalistas do nosso Estado aqui de Santa Catarina”, afirmou.

A data de 13 de maio de 1955 foi lembrada com orgulho. Foi o dia em que o Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio transformou a Associação dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina em sindicato. Na sessão, foram homenageados o atual e os ex-presidentes do sindicato, além do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, que também ocupa o cargo de vice da Federação Nacional dos Jornalistas (FIJ).

“Eu acho de fundamental importância a luta que a gente vem desenvolvendo ao longo dessas décadas em defesa das liberdades de imprensa e de expressão, da valorização da profissão de jornalista e do direito da sociedade a informação com qualidade”, afirmou o presidente do SJSC, Aderbal Filho.

“Aniversário de sindicato significa marcar tempo de atividade de luta, de defesa de profissões. Ou seja, de homens e mulheres que se dedicaram parte de sua vida ou toda a sua vida, como muitos, a fazer a defesa dos direitos do trabalhador, a garantir qualidade de vida, a garantir salário justo e principalmente, condições de produzir um jornalismo, no caso dos jornalistas, um jornalismo livre, liberto, independente e de qualidade”, concluiu Celso Schröeder, presidente da Fenaj.

Fonte: TV Alesc

RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! Gostaria de saber se é necessário fazer inscrição para o o seminário “Liberdade de Expressão e de Imprensa: desafios e perspectivas da comunicação”.
    Obrigada. Um abraço. Marta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios