0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC e Centro Acadêmico discutem aproximação entre profissionais e estudantes

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas de SC e do Centro Acadêmico Livre Adelmo Genro Filho, dos estudantes de Jornalismo da UFSC, reuniram-se na sede do SJSC no dia 13 de maio com o objetivo de aproximar as duas entidades, colocar as lutas da categoria também na pauta de interesses e nos debates dos futuros profissionais e promover ações comuns. Uma das propostas em estudo é a pré-sindicalização de estudantes, que já acontece em outros estados.

A reunião contou com a participação dos diretores do SJSC Valmor Fritsche, Valci Zuculoto, Aderbal Filho, e dos diretores do Centro Acadêmico Caio Spechoto, Mateus Vargas, Murici Balbinot e Poliana Dallabrida. Para promover a integração entre profissionais e acadêmicos está em análise a proposta que prevê a pré-sindicalização de estudantes de Jornalismo e que teria na UFSC o seu projeto piloto. Depois de testado, o modelo será estendido aos demais cursos no estado.

Durante a reunião no Sindicato, a estudante Poliana Dallabrida aproveitou para esclarecer algumas dúvidas e disse que iria conversar com os estudantes do curso sobre a proposta: “É a nossa primeira conversa com o Sindicato e queremos saber de que forma podemos contribuir”.

Aderbal Filho lembrou do papel decisivo dos estudantes de Jornalismo da UFSC, organizados em torno do Centro Acadêmico, nas conquistas do movimento sindical em Santa Catarina. “A primeira iniciativa que depois gerou o Movimento de Oposição Sindical, o MOS, que mudou o perfil de nossa entidade, dando-lhe um caráter mais combativo e de lutas, foi do Centro Acadêmico Livre de Jornalismo da UFSC, em 1982”, ressaltou Deba. “A história que vocês estão vivendo hoje vem de um passado de muita atuação estudantil; vocês têm poder e condições de contribuir em tudo”, disse.

Incentivando a atuação política dos acadêmicos, a vice-presidente do SJSC, Valci Zuculoto, que é professora da UFSC, destacou a importante participação dos estudantes em temas como a aprovação da PEC do diploma na Câmara. “Não consigo ver a defesa da regulamentação da profissão sem a presença dos estudantes neste debate”, disse Valci, que motivou os membros do CALJ a criarem um núcleo de estudantes no Sindicato para que a entidade possa atender às suas demandas. “Este núcleo pode e deve contar não só com os estudantes da UFSC, como também das demais faculdades de Jornalismo existentes no estado”, completou.

ESTÁGIO

Para o presidente do SJSC, Valmor Fritsche, outra frente de atuação do Sindicato que requer a participação dos estudantes está relacionada à prática de estágio acadêmico. “Os estudantes acabam ingressando precocemente no mercado de trabalho e, em muitos casos, são vítimas de exploração nas empresas e organizações em que atuam”. Valmor destacou que o papel dos estudantes é fundamental no encaminhamento de denúncias de práticas abusivas. “A defesa desses estudantes significa também a defesa da profissão no futuro”, concluiu.

O estudante Murici Balbinot se diz motivado a propor debates e lutas aos estudantes a partir do apoio do Sindicato. “Essa aproximação é uma oportunidade para as entidades representativas somarem forças para objetivos comuns. Acredito que o espaço dos estudantes no Sindicato tem que ser construído em conjunto pelas duas entidades”, afirma.

Os representantes do CALJ se comprometeram a colocar em debate na reunião da direção da entidade estudantil nesta semana e retomar o contato com o SJSC para estabelecer um plano de ações conjuntas.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas