sábado, dezembro 3, 2022
InícioSOCIEDADETodo apoio aos trabalhadores no serviço público de Florianópolis

Todo apoio aos trabalhadores no serviço público de Florianópolis

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras no Serviço Público Municipal de Florianópolis nesta que é uma das maiores greves da história da categoria.

 Infelizmente, já no início de sua gestão à frente da Prefeitura da capital catarinense, o prefeito Gean Loureiro (PMDB) promoveu um gigantesco pacote de austeridade e corte de direitos dos trabalhadores, sem debate público e com o encaminhamento de tais projetos durante o recesso parlamentar na Câmara.
Como se não bastasse, além do lamentável episódio de repressão à manifestação pública – e legítima – dos trabalhadores, o governo municipal encaminhou à Justiça pedido de destituição e prisão dos membros da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sintrasem). Tais atos representam um inadmissível ataque à organização dos trabalhadores e à democracia.
O SJSC  solidariza-se especialmente com os jornalistas que atuam nos diversos órgãos da Prefeitura de Florianópolis, que serão afetados por estas e outras medidas que vêm sendo anunciadas pela administração municipal, como a extinção da Secretaria de Comunicação e sua substituição por outro órgão vinculado ao gabinete do Prefeito, o que para nós é um retrocesso.
Em sua histórica trajetória de defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina conclama o prefeito Gean Loureiro a rever suas medidas e a dispor-se a um diálogo mais franco e aberto com os trabalhadores e sua entidade representativa, o Sintrasem, na perspectiva de superação do impasse cujo prolongamento prejudica os trabalhadores, a administração pública e, principalmente, a sociedade.
Consideramos, também, lamentável a parcialidade da cobertura dos principais veículos de comunicação da cidade sobre este impasse, em especial, nos espaços de opinião.  Um tratamento editorial mais equilibrado, ouvindo a versão dos trabalhadores, seus representantes e, especialmente, a população, certamente contribuiria mais para fortalecer a função social dos meios de comunicação.
Por fim, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina manifesta seu apoio à luta dos  trabalhadores e trabalhadoras no Serviço Público Municipal de Florianópolis e convoca os jornalistas e trabalhadores em comunicação a participarem do grande ato em favor das liberdades democráticas, da liberdade sindical e dos direitos dos trabalhadores a realizar-se nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, às 13h30, com concentração na Praça Tancredo Neves.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios