0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

FIJ promove pesquisa em defesa de salários decentes para os jornalistas

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) está realizando uma pesquisa em todo o mundo para saber qual o salário pago aos profissionais em cada país. A campanha tem entre seus objetivos, a defesa de um salário decente para os jornalistas e a redução do fosso salarial entre gêneros no jornalismo.

Por este motivo, atendendo solicitação da FENAJ, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina convida a todos os colegas para que colaborem com a pesquisa, respondendo ao questionário disponível no endereço http://meusalario.uol.com.br/main/questionario.

A empresa responsável pela pesquisa, a holandesa WageIndicator, já fez o acompanhamento de salários de mais de 1.500 diferentes ocupações e 400 indústrias em 56 países. Esta será a primeira vez que os jornalistas participarão de uma pesquisa em escala mundial.

O levantamento irá avaliar a média entre o tempo de experiência profissional, o ganho salarial e os salários de jovens jornalistas que acabam de entrar na profissão, e as disparidades salariais entre homens e mulheres na profissão.

Os dados analisados ​​serão publicados em diferentes línguas e acessíveis online. As conclusões servirão como um indicador salarial nacional para os jornalistas de todo o mundo.

Os dados poderão ser usados para checar e comparar os salários atuais dos jornalistas em diversas partes do mundo. Também será possível verificar se há condições de trabalho decente de acordo com normas internacionais e/ou leis nacionais que tratem do assunto (leia mais aqui.

Mais importante, os jornalistas e os sindicatos podem utilizar esta informação para uma negociação coletiva eficaz. Essa informação é particularmente útil para combater cortes salariais e deterioração das condições de trabalho.

Além disso, ao disponibilizar essas informações ao público, os jornalistas estarão deixando a profissão mais transparente e responsável. Ele vai ajudar a promover a confiança pública nos jornalistas e do jornalismo.

Clique aqui para responder ao questionário.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas