InícioNOTÍCIASSJSC apoia campanha por uma Constituinte exclusiva para a reforma política

SJSC apoia campanha por uma Constituinte exclusiva para a reforma política

plebO movimento sindical dos jornalistas passa a engajar-se à campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O envolvimento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas à campanha foi aprovado no XXXVI Congresso Nacional da categoria, realizado em abril, em Maceió. A Federação orientou os Sindicatos de Jornalistas participarem dos comitês Estaduais e Municipais do movimento.

Um Plebiscito é uma consulta na qual as pessoas votam para aprovar ou não uma questão. Pela legislação brasileira somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, movimentos sociais começaram a organizar plebiscitos para dialogar com a sociedade, coletar votos e pressionar as autoridades em favor de mudanças que correspondam às aspirações populares.

Em setembro de 2013, após as manifestações sociais ocorridas principalmente em junho e julho, a Plenária Nacional dos Movimentos Sociais decidiu organizar o plebiscito popular tendo como foco a proposta de Constituinte exclusiva sobre o sistema político. A ideia é conquistar uma reforma política onde centralmente seja combatida a influência do poder econômico nas eleições no Brasil.

A proposta é de que o Plebiscito Popular seja realizado na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, com recolhimento de votos em todo o país. Será apresentada à população brasileira a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” O resultado do Plebiscito Popular será levado a todas as autoridades brasileiras.

Nas principais cidades do país, estão sendo realizadas atividades relativas à campanha pelo Plebiscito Popular e estão sendo formados Comitês de Campanha. No dia 7 de maio ocorreu o Dia Nacional de Luta pela Constituinte do Sistema Político, com manifestações em redes sociais (twitter e facebook) com a hastag #EuTenhoVozNaPolítica.

“A reforma política é de fundamental importância para a consolidação e aperfeiçoamento da democracia brasileira, por isso destacamos a necessidade de mobilização e participação social para que tenhamos um sistema político e eleitoral condizente com os princípios republicanos”, observou o presidente da FENAJ, Celso Schröder, em circular encaminhada aos Sindicatos de Jornalistas orientando-os a integrarem os comitês estaduais/municipais de campanha, conforme deliberação do Congresso de Maceió.

Informações dos Comitês nos Estados/municipais e materiais de campanha encontram-se disponíveis no site www.plebiscitoconstituinte.org.br e www.facebook.com/plebiscitoconstituinte

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios