0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC apoia campanha por uma Constituinte exclusiva para a reforma política

plebO movimento sindical dos jornalistas passa a engajar-se à campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O envolvimento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas à campanha foi aprovado no XXXVI Congresso Nacional da categoria, realizado em abril, em Maceió. A Federação orientou os Sindicatos de Jornalistas participarem dos comitês Estaduais e Municipais do movimento.

Um Plebiscito é uma consulta na qual as pessoas votam para aprovar ou não uma questão. Pela legislação brasileira somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, movimentos sociais começaram a organizar plebiscitos para dialogar com a sociedade, coletar votos e pressionar as autoridades em favor de mudanças que correspondam às aspirações populares.

Em setembro de 2013, após as manifestações sociais ocorridas principalmente em junho e julho, a Plenária Nacional dos Movimentos Sociais decidiu organizar o plebiscito popular tendo como foco a proposta de Constituinte exclusiva sobre o sistema político. A ideia é conquistar uma reforma política onde centralmente seja combatida a influência do poder econômico nas eleições no Brasil.

A proposta é de que o Plebiscito Popular seja realizado na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, com recolhimento de votos em todo o país. Será apresentada à população brasileira a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” O resultado do Plebiscito Popular será levado a todas as autoridades brasileiras.

Nas principais cidades do país, estão sendo realizadas atividades relativas à campanha pelo Plebiscito Popular e estão sendo formados Comitês de Campanha. No dia 7 de maio ocorreu o Dia Nacional de Luta pela Constituinte do Sistema Político, com manifestações em redes sociais (twitter e facebook) com a hastag #EuTenhoVozNaPolítica.

“A reforma política é de fundamental importância para a consolidação e aperfeiçoamento da democracia brasileira, por isso destacamos a necessidade de mobilização e participação social para que tenhamos um sistema político e eleitoral condizente com os princípios republicanos”, observou o presidente da FENAJ, Celso Schröder, em circular encaminhada aos Sindicatos de Jornalistas orientando-os a integrarem os comitês estaduais/municipais de campanha, conforme deliberação do Congresso de Maceió.

Informações dos Comitês nos Estados/municipais e materiais de campanha encontram-se disponíveis no site www.plebiscitoconstituinte.org.br e www.facebook.com/plebiscitoconstituinte

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas