0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

“A Profissão de Jornalista” é o tema do programa “Jornalismo em Debate” do dia 13, terça feira

O programa “Jornalismo em Debate” desta terça-feira, dia 13, às 16h, discute o tema “A profissão de Jornalista”. Nesta quarta edição do semestre, os convidados vão debater as grandes questões do exercício do jornalismo na atualidade, desde a necessidade da defasada regulamentação da profissão, a luta pela volta da exigência do diploma até violências sofridas por jornalistas caracterizadas por censura, assédio moral, agressões físicas e assassinatos. O papel do jornalismo como instrumento de defesa da democracia na comunicação, da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão também será assunto abordado. Estes e outros temas foram pautas centrais no 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Rio Branco, no Acre, entre os últimos dias 7 e 10 de novembro deste ano.

Já estão confirmados para essa edição do programa: o presidente da FENAJ, Celso Augusto Schröder, o presidente do SJSC, Valmor Fritsche, e o diretor Aderbal Filho (Deba). A produção do “Jornalismo em Debate” também está em contato com outros especialistas e jornalistas para debater o assunto. O programa vai ao ar a partir das 16h desta terça-feira, com uma hora e meia de duração, sendo transmitido pelo site da Rádio Ponto UFSC – www.radio.ufsc.br – e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

O “Jornalismo em Debate” é transmitido quinzenalmente e produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, orientados pela professora Valci Zuculoto. O programa, mediado pelo professor Áureo Moraes, integra a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa.

No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br ) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail: jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Sobre os convidados desta edição:

Celso Augusto Schröder: Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc), Diretor do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e professor de Jornalismo da FAMECOS, a Faculdade de Comunicação Social da PUC do Rio Grande do Sul.

Valmor Fritsche: É Presidente do SJSC (Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina) e jornalista formado pela UFSC. Trabalhou no Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e outros veículos do estado.

Aderbal Filho, o Deba: Jornalista formado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou nos principais veículos da mídia catarinense e atualmente atua como “frila”. É diretor do SJSC e integrou a delegação catarinense ao 35º Congresso Nacional dos Jornalistas.

Redação de Júlia Schutz – acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSC
e-mail: jornalismoemdebate@gmail.com
Fone: (48) 3721-9898 – Rádio Ponto UFSC
www.radio.ufsc.br

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas