InícioNOTÍCIAS“A Profissão de Jornalista” é o tema do programa “Jornalismo em Debate”...

“A Profissão de Jornalista” é o tema do programa “Jornalismo em Debate” do dia 13, terça feira

O programa “Jornalismo em Debate” desta terça-feira, dia 13, às 16h, discute o tema “A profissão de Jornalista”. Nesta quarta edição do semestre, os convidados vão debater as grandes questões do exercício do jornalismo na atualidade, desde a necessidade da defasada regulamentação da profissão, a luta pela volta da exigência do diploma até violências sofridas por jornalistas caracterizadas por censura, assédio moral, agressões físicas e assassinatos. O papel do jornalismo como instrumento de defesa da democracia na comunicação, da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão também será assunto abordado. Estes e outros temas foram pautas centrais no 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Rio Branco, no Acre, entre os últimos dias 7 e 10 de novembro deste ano.

Já estão confirmados para essa edição do programa: o presidente da FENAJ, Celso Augusto Schröder, o presidente do SJSC, Valmor Fritsche, e o diretor Aderbal Filho (Deba). A produção do “Jornalismo em Debate” também está em contato com outros especialistas e jornalistas para debater o assunto. O programa vai ao ar a partir das 16h desta terça-feira, com uma hora e meia de duração, sendo transmitido pelo site da Rádio Ponto UFSC – www.radio.ufsc.br – e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

O “Jornalismo em Debate” é transmitido quinzenalmente e produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, orientados pela professora Valci Zuculoto. O programa, mediado pelo professor Áureo Moraes, integra a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa.

No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br ) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail: jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Sobre os convidados desta edição:

Celso Augusto Schröder: Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc), Diretor do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e professor de Jornalismo da FAMECOS, a Faculdade de Comunicação Social da PUC do Rio Grande do Sul.

Valmor Fritsche: É Presidente do SJSC (Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina) e jornalista formado pela UFSC. Trabalhou no Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e outros veículos do estado.

Aderbal Filho, o Deba: Jornalista formado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou nos principais veículos da mídia catarinense e atualmente atua como “frila”. É diretor do SJSC e integrou a delegação catarinense ao 35º Congresso Nacional dos Jornalistas.

Redação de Júlia Schutz – acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSC
e-mail: jornalismoemdebate@gmail.com
Fone: (48) 3721-9898 – Rádio Ponto UFSC
www.radio.ufsc.br

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios