sábado, dezembro 10, 2022
InícioNOTÍCIASMovimento 'Luta Fenaj!' critica deputado por processar jornalista do MT

Movimento ‘Luta Fenaj!’ critica deputado por processar jornalista do MT

O Movimento “Luta Fenaj!”, de oposição ao atual mandato da Federação Nacional dos Jornalistas, criticou a decisão do deputado mato-grossense José Geraldo Riva (PP) em entrar na Justiça contra Ana Angélica de Araújo Werneck, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso.

A ação, em caráter de queixa-crime, acontece em resposta a artigo escrito pela jornalista e publicado no blog “Página do E”, de autoria de Enock Cavalcanti. No texto, veiculado em outubro de 2009, a presidente do sindicato critica a omissão da imprensa local na divulgação de notícia sobre a condenação de Riva em um processo de improbidade administrativa.

Segundo apurou a reportagem, o deputado considerou ofensivos termos utilizados para descrevê-lo. O título do texto, “Os últimos coronéis”, foi uma das expressões que motivou a queixa-crime.

Por sua vez, na avaliação do movimento, a jornalista exerceu o “direito de informar a população” as ações contra o deputado mato-grossense. Ao Portal IMPRENSA, Ana Angélica disse que, por ser uma “pessoa pública”, Riva deve estar sujeito a críticas.

Em nota, o movimento “LutaFenaj!” também expressa apoio ao jornalista Fábio Pannunzio, repórter da Band, e os blogueiros Enock Cavalcanti e Adriana Vandoni, também processados por Riva.

“O Movimento LutaFenaj! espera que a justiça aja com responsabilidade no processo 47/2010, absolvendo os réus indevidamente processados por Riva. Eles limitaram-se a cumprir seu dever de jornalistas profissionais e por isso merecem nossos aplausos e nossa solidariedade incondicional”.

De acordo com a defesa de Riva, há uma “campanha difamatória” contra o deputado, em ano de eleição, motivada por jornalistas que “querem aparecer e ganhar notoriedade”. Deputado pelo PP, Riva é alvo de 92 ações por improbidade administrativa e 17 ações criminais.

Fonte: Thiago Rosa/Portal Imprensa

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios