segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioAÇÃO SINDICALConvenção Coletiva dos jornalistas, enfim, é assinada

Convenção Coletiva dos jornalistas, enfim, é assinada

Não é Fake News: finalmente, o sindicato patronal de jornais e revistas assinou, na terça-feira (12/02), a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2019 com o Sindicato dos Jornalistas de SC. Já encaminhada para registro junto ao Sistema Mediador do Ministério da Economia, a Convenção estabelece o piso salarial da categoria retroativo a maio/2017 em R$ 2.420,00 e retroativo a maio/2018 em R$ 2.461,00.

O entendimento foi alcançado uma semana após a segunda audiência de mediação realizada no dia 5 de fevereiro, na Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, sob o alerta ao sindicato patronal de que poderia ser alvo de uma ação judicial por prática antissindical.

Com o acordo, além dos novos valores do piso para uma jornada de 5 horas diárias, o reajuste dos demais salários, retroativo a maio/2017, é de 3,99% e o reajuste retroativo a maio/2018 é de 1,69%. As verbas retroativas devem ser pagas preferencialmente em parcela única ou em até duas vezes, nas folhas salariais de março e abril. Os salários já devem ser devidamente reajustados na folha de fevereiro.

“Agora é fundamental que cada colega ajude a fiscalizar o efetivo cumprimento desta CCT em seus locais de trabalho”, registra o presidente do SJSC, Aderbal Filho. “Possíveis irregularidades devem ser apontadas através de nossos canais de comunicação, para que tomemos as medidas necessárias para fazer valer o que nos custou quase 2 anos de muita luta”, completa.

Para acesso ao texto da nova CCT, clique aqui.

Nos próximos dias diretores do SJSC circularão nas redações para maiores esclarecimentos à categoria.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios