InícioNOTASValorizar os trabalhadores é fortalecer a EBC

Valorizar os trabalhadores é fortalecer a EBC

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), representante nacional da categoria dos jornalistas, vem a público reafirmar seu apoio aos jornalistas e demais trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em greve desde o dia 7 de novembro. A EBC constitui-se como importante empresa pública, ainda está em processo de consolidação, e somente vai se fortalecer se valorizar os seus trabalhadores, responsáveis diretos pela garantia da sociedade ao direito à comunicação e à informação.

A FENAJ defende a pauta de reivindicações dos trabalhadores da EBC – incluindo aumento salarial, mudança da data-base para maio, revisão do Plano de Cargos e Salários de acordo com a regulamentação das profissões e mais investimentos na EBC – por considerá-la justa e necessária. Por isso, a FENAJ conclama a direção da EBC e, em última instância o governo federal, a atender imediatamente as reivindicações, para que os trabalhadores possam voltar ao trabalho.

Reafirmando que o direito à greve deve ser garantido a todo trabalhador, a FENAJ exige que a direção da EBC suspenda as medidas de retaliação contra os seus servidores. As advertências e suspensões já aplicadas devem ser retiradas e também as medidas que visam intimidar os grevistas, como o uso de controle de ponto excepcional, adotado no Rio de Janeiro.

A greve é um recurso necessário diante da postura da direção da EBC e do governo federal de não atender as reivindicações dos trabalhadores e mais, de retirar direitos já conquistados e de não garantir os investimentos necessários ao pleno funcionamento da empresa. Os servidores da EBC estão mobilizados por seus direitos e pela direito da sociedade brasileira à informação jornalística e a uma programação cultural e artística de qualidade.

Por fim, a FENAJ coloca-se à disposição dos trabalhadores da EBC para, em conjunto com os Sindicatos de Jornalistas que participam da mesa de negociação, fazer a defesa de seus direitos e do sistema público de comunicação, do qual a EBC é um importante pilar.

Brasília, 11 de novembro de 2013.

Direção da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios