InícioNOTÍCIASNOTA OFICIAL: Em defesa dos jornalistas e do jornalismo

NOTA OFICIAL: Em defesa dos jornalistas e do jornalismo

Faltando pouco menos de um mês para o primeiro turno das Eleições, ampliam-se em Santa Catarina os casos de cerceamento da imprensa. O SJSC manifesta sua preocupação, tanto com a possibilidade de um eventual assédio judicial a jornalistas e veículos, quanto com as pressões e interferências de comitês de candidatos ou posturas tendenciosas e preconceituosas de veículos ou personalidades, que acabam por sonegar da população o acesso ao direito fundamental à informação de relevante interesse público. A obstrução à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são, portanto, delitos contra a sociedade.

Três episódios recentes ocorridos em nosso estado merecem repúdio por seu conteúdo absurdo. Em um deles, o diretor e colunista de um jornal de Joinville abusou de sua condição para estimular a homofobia e proferir ataques contra um candidato a prefeito que é jornalista e diretor do SJSC. Já em Florianópolis, uma coligação recorreu à Justiça Eleitoral contra uma concorrente e, por tabela, contra um profissional de imprensa, insinuando que o mesmo teria agido de má fé ao abordar o conteúdo de uma propaganda eleitoral. Além disso, já estão sendo registrados casos de censura interna a jornalistas, inclusive em veículos de grande circulação.

Como preconiza o Código de Ética da nossa profissão, o jornalista não pode admitir que o direito da sociedade à informação seja impedido por nenhum tipo de interesse, uma vez que a divulgação de conteúdo jornalístico, preciso e correto, é dever dos meios de comunicação a ser cumprido independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

Ressalta-se ainda que a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.

Florianópolis, 12 de setembro de 2012.

DIRETORIA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SANTA CATARINA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios