segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioCAPAPatrões oferecem INPC e retirada de direitos

Patrões oferecem INPC e retirada de direitos

Após duas rodadas de negociação, a contraproposta do sindicato patronal de jornais e revistas às reivindicações dos jornalistas de Santa Catarina resumiu-se ao reajuste dos salários pela inflação. Em troca, a intenção patronal é reduzir ainda mais os direitos da categoria, com a retirada de cinco cláusulas sociais e sindicais.

Na primeira reunião da Negociação Coletiva 2019, os representantes patronais cumpriram as regras de praxe para assegurar a manutenção da data-base dos jornalistas em 1º de maio, assumiram o compromisso da manutenção do diálogo no processo negocial, expuseram seu objetivo de que se tenha um rápido desfecho com vistas a um acordo e entregaram sua contraproposta.

Já na segunda reunião, foi apresentada a posição tirada em reunião da Executiva do SJSC com a Comissão de Negociação da categoria. Considerou-se positiva a disposição patronal ao diálogo, como também a intenção de uma negociação mais ágil, evitando-se o desgaste do processo anterior, que arrastou-se por quase dois anos.

A contraproposta patronal, no entanto, foi considerada insuficiente. Piso salarial de apenas R$ 2.585,77, reajuste salarial de 5,07% e retirada de mais direitos dos jornalistas, vamos combinar… não é proposta para acordo.

O diálogo prosseguiu com os representantes patronais justificando sua contraproposta pelas dificuldades da conjuntura econômica do país. “Não foram os trabalhadores que criaram essa crise e para os jornalistas está muito mais difícil”, replicou o presidente do SJSC, Aderbal Filho.

As partes comprometeram-se em realizar uma terceira reunião, ainda no mês de junho, para buscar um entendimento.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios