InícioNOTÍCIASPrazo para inscrição de chapas se encerra no dia 22 de abril

Prazo para inscrição de chapas se encerra no dia 22 de abril

Está aberto, até as 18 horas do dia 22 de abril, o prazo para inscrição de chapas para as eleições da FENAJ, que ocorrerão de 16 a 18 de julho. A eleição é pelo voto direto dos jornalistas sindicalizados e em dia com seus sindicatos.

O processo eleitoral da FENAJ será conduzido pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e por Comissões Eleitorais Locais a serem indicadas pelos Sindicatos de Jornalistas. A CEN redefiniu, em reunião realizada nesta quinta-feira (11), sua presidente. Benildes Maria Rodrigues Santos passa a exercer a função, tendo em vista que Sueli de Freitas justificou dificuldades para prosseguir na presidência, por motivo de mudança de endereço para outro estado da federação.

O dia 22 de abril, além de prazo final para inscrição de chapas, é, também, data limite para que os Sindicatos encaminhem à CEN a lista de todos os filiados até 3 meses antes da eleição. Deste universo, poderão votar todos aqueles que estiverem em dia com os Sindicatos dos Jornalistas. O colégio de eleitores aptos será conhecido até o dia 6 de julho (10 dias antes da eleição, conforme prevê o Regimento Eleitoral da FENAJ). Este contingente, no entanto, poderá aumentar, tendo em vista que mesmo os associados inadimplentes poderão quitar seus débitos e votar nos dias 16 a 18 de julho, conforme o calendário de cada estado ou região.

Cada Sindicato de Jornalistas poderá optar em fazer a eleição em 1, 2 ou 3 dias. Mas deverá comunicar a data previamente à CEN. Nos estados ou regiões onde a eleição for em 2 dias, deverá ser em 17 e 18 de julho. E naqueles onde o processo eleitoral ocorrerá em apenas um dia, em 18 de julho. Em alguns Sindicatos, além da eleição da Diretoria da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética, haverá, também, eleição para as respectivas diretorias e Comissões Estaduais de Ética (como no município do Rio de Janeiro e no Ceará).

Chapas e candidaturas avulsas
Na eleição para a direção da FENAJ, a inscrição é por chapa. Já para a Comissão Nacional de Ética, além da possibilidade de inscrição de chapas, há a possibilidade de inscrição de candidaturas avulsas, pois o eleitor poderá votar em até 5 candidatos.

Para serem candidatos à eleição da diretoria da FENAJ, aqueles que o pretenderem devem ter ao menos 6 meses de filiação a um Sindicato de Jornalistas. Já para a Comissão Nacional de Ética, a este prazo soma-se a exigência de que os candidatos tenham ao menos 10 anos de exercício comprovado da profissão.

Para obter o registro, as chapas devem ter no mínimo, 30% dos cargos ocupados por mulheres.

A CEN expedirá circular com mais orientações sobre o processo eleitoral aos Sindicatos de Jornalistas nos próximos dias.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios