A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante evento na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira, dia 11, assegurou apoio à luta dos jornalistas pela aprovação da PEC 033, que restitui a obrigatoriedade do diploma para a função de jornalista e que está na Ordem do Dia do Senado, com previsão de ser votada quarta-feira, dia 16.
Ideli disse ainda que conversará com parlamentares aliados para que também apoiem a proposta. “Como senadora eu já apoiava a obrigatoriedade do diploma”, disse a ministra a representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. “Os jornalistas podem contar com o meu apoio na defesa do diploma para o exercício da profissão”.
A ministra assegurou que irá manter seu apoio à PEC do Diploma e que, embora não seja uma questão de governo, vai fazer gestões para que a bancada esteja presente e vote favorável à emenda, resgatando a exigência do diploma para a formação de jornalistas.
Hora de pressionar
Como a votação da PEC 033 está prevista para ocorrer logo após o feriado do dia 15, a FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma avaliam que será preciso mais uma vez pressionar os senadores para garantir o quórum qualificado para que a PEC seja finalmente votada e aprovada no plenário do Senado.
Além do contato direto que o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina fará com os três senadores do estado, é importante que a categoria e os estudantes de jornalismo enviem mensagens cobrando a presença em plenário no dia 16 e também o voto pela aprovação da PEC.
Os e-mails de contato são os seguintes:
Casildo Maldaner – casildomaldaner@senador.gov.br
Paulo Bauer – paulobauer@senador.gov.br
Luiz Henrique da Silveira – luizhenrique@senador.gov.br