InícioCAPAJornalismo catarinense perde Celso Martins

Jornalismo catarinense perde Celso Martins

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina registra com pesar o falecimento do jornalista e historiador Celso Martins da Silveira Junior, aos 62 anos, vitimado por um infarto fulminante.

Natural de Laguna, Celso Martins construiu a maior parte de sua trajetória em Florianópolis. Desde sua juventude, nos anos de 1970, ele fez da luta contra a opressão e em defesa do Jornalismo, das liberdades de expressão e de imprensa e da democracia o motivo de sua existência. Ingressou no Jornalismo em 1976, no antigo “Diário Catarinense” (dos Diários Associados). Depois atuou em veículos alternativos que combatiam a ditadura, como os jornais Movimento, Hora do Povo e Voz da Unidade.

Na imprensa catarinense, Celso atuou também nas redações de A Gazeta, Jornal de Santa Catarina, Bom Dia Domingo, O Estado, Extra, na Rádio Guarujá, TV Barriga Verde e jornal A Notícia.  Desde 2010 Celso Martins dedicava-se ao Portal Daqui na Rede.

Formado em História pela UDESC, Celso Martins publicou, entre outros, os livros “Vidas Duras”, “Anita Garibaldi – Heroína da liberdade”, “Os Comunas – Álvaro Ventura e o PCB catarinense”, “Farol de Santa Marta – a esquina do Atlântico”, “Tabuleiro das águas – Resgate histórico e cultural de Santo Amaro da Imperatriz”, “Os quatro cantos do sol – Operação Barriga Verde” e “O mato do tigre e o campo do gato – José Fabrício e o combate do Irani”.

Sua maior obra, certamente, foi a construção de uma legião de amigos e admiradores que hoje estão com corações e mentes repletos de saudades e angústias neste momento difícil e triste da vida catarinense e nacional.

O velório do jornalista Celso Martins será realizado na Capela de Santo Antônio de Lisboa, a partir das 12h. O sepultamento será às 17h, no cemitério do bairro.

O SJSC manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos de Celso Martins,

Florianópolis, 11 de outubro de 2018.

Diretoria do SJSC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios