terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioCAPAJornalismo catarinense perde Celso Martins

Jornalismo catarinense perde Celso Martins

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina registra com pesar o falecimento do jornalista e historiador Celso Martins da Silveira Junior, aos 62 anos, vitimado por um infarto fulminante.

Natural de Laguna, Celso Martins construiu a maior parte de sua trajetória em Florianópolis. Desde sua juventude, nos anos de 1970, ele fez da luta contra a opressão e em defesa do Jornalismo, das liberdades de expressão e de imprensa e da democracia o motivo de sua existência. Ingressou no Jornalismo em 1976, no antigo “Diário Catarinense” (dos Diários Associados). Depois atuou em veículos alternativos que combatiam a ditadura, como os jornais Movimento, Hora do Povo e Voz da Unidade.

Na imprensa catarinense, Celso atuou também nas redações de A Gazeta, Jornal de Santa Catarina, Bom Dia Domingo, O Estado, Extra, na Rádio Guarujá, TV Barriga Verde e jornal A Notícia.  Desde 2010 Celso Martins dedicava-se ao Portal Daqui na Rede.

Formado em História pela UDESC, Celso Martins publicou, entre outros, os livros “Vidas Duras”, “Anita Garibaldi – Heroína da liberdade”, “Os Comunas – Álvaro Ventura e o PCB catarinense”, “Farol de Santa Marta – a esquina do Atlântico”, “Tabuleiro das águas – Resgate histórico e cultural de Santo Amaro da Imperatriz”, “Os quatro cantos do sol – Operação Barriga Verde” e “O mato do tigre e o campo do gato – José Fabrício e o combate do Irani”.

Sua maior obra, certamente, foi a construção de uma legião de amigos e admiradores que hoje estão com corações e mentes repletos de saudades e angústias neste momento difícil e triste da vida catarinense e nacional.

O velório do jornalista Celso Martins será realizado na Capela de Santo Antônio de Lisboa, a partir das 12h. O sepultamento será às 17h, no cemitério do bairro.

O SJSC manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos de Celso Martins,

Florianópolis, 11 de outubro de 2018.

Diretoria do SJSC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios