0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Profissionais do oeste comemoram o Dia do Jornalista com debate sobre a profissão

Os jornalistas de Chapecó comemoraram o Dia do Jornalista (7 de abril) com mais uma edição do Prosa de Jornalista. Cerca de 20 profissionais da imprensa compareceram ao Café Brasiliano, centro da cidade, no dia 8 de abril. Além da confraternização, o dia foi voltado para um debate sobre os rumos da profissão com o tema “Jornalista, porque vale a pena?”.

O encontro realizado pelo Sindicato dos Jornalistas, por meio de sua subsede Regional Oeste, preparou um painel ministrado pelo diretor de Relações Institucionais e ex-presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade e pela jornalista e professora Ilka Goldschmidt Vitorino.

O diretor Sergio Murilo, respondendo à pergunta do tema central do evento, salientou a importância do jornalista numa época tecnológica e de fácil acesso à comunicação. “Para garantir a credibilidade da informação, o valor social da profissão deve ser dado por nós jornalistas”, diz.

Ilka apontou ser gratificante participar de um evento com colegas que se interessam em discutir as questões da profissão. Ela enfatizou a definição de notícia, de informação. “É importante que os jornalistas sempre mantenham claro o conceito de noticia, de informação, de apuração, de investigação – premissas básicas do Jornalismo”.

Segundo ela, é importante que haja espaços democráticos de discussão e que o jornalista deve contar com a participação dos cidadãos ativos que registram fatos, que podem ser transformados em notícia, por meio da técnica jornalística, como um complemento que aprimora a atividade. “O que diferencia o jornalista do cidadão comum é a produção do texto, o uso da linguagem, a forma com que tratamos a informação. Além disso, apurar, entrevistar é fundamental”.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Jornalistas, Veruska Tasca, após a exposição dos palestrantes, os jornalistas participantes se manifestaram com apontamentos sobre a profissão e perguntas. “A necessidade social do Jornalismo foi evidenciada”.

No encontro, os profissionais presentes definiram a participação dos filiados na organização das edições do Prosa de Jornalista. “Cada edição será organizada por um grupo. O próximo já está a cargo dos jornalistas Cleberson Silva e Samara Braghini”, relata Veruska.

Kalyne Carvalho
Jornalista Profissional – 0004107SC
Assessora de Imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
(48) 3228-2500

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas