sábado, dezembro 10, 2022
InícioNOTÍCIASGrupo RIC vai ao SJSC tratar de irregularidades em tevê e jornal

Grupo RIC vai ao SJSC tratar de irregularidades em tevê e jornal

Em resposta a uma notificação feita no final de março pelo Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, o assessor jurídico Ricardo Corrêa Junior e o diretor jurídico do Grupo RIC, João Martins, estiveram na manhã desta quarta-feira (11) na sede do SJSC, em Florianópolis, para falar sobre as irregularidades apontadas nas redações da TV Cidade dos Príncipes (RIC-Record) e do jornal Notícias do Dia em Joinville, no norte do estado.

Durante o encontro, com a participação do presidente Valmor Fritsche, do secretário-geral da entidade, Leonel Camasão, e da assessora jurídica do SJSC, a advogada Andreza Prado de Oliveira, foram discutidos dois temas principais: os chamados “jornalistas-motoristas”, ou seja, repórteres que são obrigados a dirigir veículos da empresa para executar as pautas, e a contratação de repórteres cinematográficos como operadores de câmera, função pertencente à categoria dos radialistas, cujo piso salarial de R$ 750,00 está bastante abaixo do estabelecido para os jornalistas – além disso, a jornada diária de trabalho dos jornalistas é de cinco horas, enquanto a dos radialistas é de seis horas diárias.

O presidente do SJSC, Vamor Fristche, recomendou aos representantes da empresa a imediata contratação de motoristas para a redação e a regularização dos trabalhadores contratados como operadores de câmera. “É necessário sanar também o problema da falta do Registro Profissional de alguns funcionários junto ao Ministério do Trabalho, em flagrante desacordo à legislação”, observou Valmor, que cobrou da empresa uma solução. “Tampouco podemos admitir o acúmulo de função a que estão submetidos os repórteres fotográficos e cinematográficos”.

Os advogados do grupo RIC se comprometeram a analisar junto à direção da empresa os problemas levantados pelo SJSC. Em 30 dias, uma nova reunião será realizada para que a empresa apresente o encaminhamento dado às questões em pauta. Não havendo disposição em resolver as irregularidades, o SJSC acionará judicialmente a empresa.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios