0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista Mário Pereira lança livro sobre Florianópolis

“Uma cidade é um organismo vivo. Tem corpo, alma e também tem memória. É o cenário de muitas e muitas vidas na sinfonia inacabada das gerações. Ela se constrói e se reconstrói, dia e noite, dia após dia, na ciranda do tempo.”

É com essa reflexão poética sobre o tempo e a memória que Mário Pereira, jornalista e ex-professor do curso de Jornalismo da Unisul, introduz o leitor ao seu mais recente livro, “Roteiro Histórico e Sentimental pelas Ruas de Florianópolis”. A obra, com o selo da Editora Unisul, tem lançamento marcado para o próximo dia 21 de março, 19h, na Academia Catarinense de Letras (ACL).

O livro é como se fosse um passeio do autor pela cidade, onde o nome da rua ora remete a um personagem que tem seu nome gravado nas páginas da história da cidade de Florianópolis, ora relembra um acontecimento que faz parte da memória coletiva dos habitantes da Capital catarinense. Entre um e outro capítulo, ilustrações de Heron Domingues.

Assim, o jornalista – autor de outros seis livros, entre eles “Pequena História de Florianópolis” (que já está em sua 10ª. Edição) e ocupante da cadeira 8 da Academia Catarinense de Letras – vai reconstruindo fatos, lugares e resgatando biografias. Como se estivesse ele próprio caminhando pelos lugares de que está falando. Contando histórias sem preocupação com uma ordem cronológica ou uma hierarquia de importância, apenas resgatando eventos, pessoas e lugares como lhe vêm à memória.

“Quando percorremos as ruas do centro histórico da capital catarinense, estamos refazendo caminhos ancestrais. Quem anda pelas ruas centrais de Florianópolis, cuidando da vida e correndo atrás do pão de cada dia, não costuma ter tempo e, às vezes, sequer olhos para ver os marcos que restaram do passado da cidade”, ressalta o autor no livro.

Nesse refazer de caminhos, o autor fala das obras que ainda hoje perduram de Joana de Gusmão, Irmão Joaquim e Antonieta de Barros, assim como de artistas de projeção nacional, como Victor Meirelles, Cruz e Sousa, Virgílio Várzea e Conselheiro Mafra. Tudo isso, como se fosse um passeio pelas ruas e locais especiais da cidade que esse gaúcho adotou como sua há 27 anos. Como se ele estivesse conduzindo o leitor por esse passeio pelas ruas cujos nomes remetem ora a uma personalidade, ora a um evento marcante, como a tragédia de Anhatomirim, os naufrágios que entraram para a história e os mitos e magias da Lagoa da Conceição.

“Roteiro Histórico e Sentimental pelas Ruas de Florianópolis”
(Editora Unisul, 96 pags)
Lançamento:
21 de março, 19 horas, sede da Academia Catarinense de Letras (centro de Florianópolis)

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas