0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Resultados da pesquisa sobre os jornalistas brasileiros serão conhecidos em março

Aproximadamente 5 mil jornalistas participaram do maior levantamento já feito no Brasil sobre o perfil da categoria. Dados preliminares do projeto foram apresentados pela coordenação da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro” à direção da FENAJ no dia 6 de dezembro, em Florianópolis. A previsão é de que os dados consolidados estejam disponíveis em março de 2013.

Participaram da reunião com o coordenador da pesquisa, o professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, os diretores da FENAJ Celso Schröder, Valci Zuculoto e Sérgio Murillo de Andradre, além da diretora de projetos da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) para a América Latina, Karen Cepeda. Mick explicou que a base de dados coletados passará, agora, a ser “saneada” com a eliminação de respostas incompletas ou de má-fé, para posterior análise de consistência da amostragem e interpretação dos dados.

A pesquisa esteve aberta à participação espontânea da categoria desde o dia 15 de setembro e a coleta de dados foi concluída no dia 18 de novembro. A participação voluntária contou com profissionais de todas as unidades da federação e também de jornalistas brasileiros que estão no exterior. As respostas obtidas serão comparadas com outras colhidas por telefone ou email junto a uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de profissionais registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“Os dados preliminares que nos foram apresentados indicam um perfil progressista da categoria e que a pesquisa foi muito positiva”, conta o presidente da FENAJ, Celso Schröder. “A complexidade desta pesquisa exigirá da FENAJ e Sindicatos dos Jornalistas soluções também complexas e articuladas com a categoria para evoluirmos rumo a uma maior valorização dos jornalistas e do próprio jornalismo”, completa.

Schröder antecipou que, conforme deliberação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Rio Branco de 7 a 10 de novembro, após a conclusão da pesquisa seus resultados serão apresentados aos Sindicatos da categoria em atividade nacional a ser realizada n segundo semestre de 2013.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas