segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioNOTÍCIASNa semana do jornalista, Jornalismo em Debate aborda as condições do exercício...

Na semana do jornalista, Jornalismo em Debate aborda as condições do exercício da profissão

Três dias após o dia do jornalista – comemorado no último sábado, 7 de abril –, o programa Jornalismo em Debate discute nesta terça,10 de abril, “o exercício da profissão de jornalista”. Contando com a participação do presidente da Fenaj, Celso Schröder, o professor de Jornalismo da UFSC Mauro César Silveira, o diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina Sérgio Murillo de Andrade e o jornalista Maurício Oliveira, o segundo programa de 2012 pode ser acompanhado ao vivo a partir das 16h pela Rádio Ponto, em www.radio.ufsc.br ou em 106.1 FM somente no campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina.

“Jornalismo em Debate” é um programa quinzenal produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Desde a estreia do programa, em abril de 2011, já foram discutidos alguns temas como cobertura internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, e, no primeiro programa de 2012, a cobertura sobre questões envolvendo o gênero feminino.

A Rádio Ponto UFSC pode ser ouvida e acessada pelo site www.radio.ufsc.br. No mesmo endereço, é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de Jornalismo em Debate. Os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail ou pelo Twitter @radioponto.

Conheça os participantes desta edição sobre “O exercício da profissão de jornalista”:

Celso Schröder: Professor do Curso de Jornalismo da PUC/RS e presidente da FENAJ. Cartunista e ilustrador freelancer desde 1974, é chargista desde 1986 no jornal Correio do Povo, do qual está licenciado. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e integrou o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional representando a FENAJ.

Mauro César Silveira: Professor do Curso de Jornalismo do PosJor da UFSC, tem passagem pelos jornais Zero Hora e Folha da Manhã e pelas revistas Veja e Isto É, entre outros veículos impressos, foi diretor da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. Como repórter, cobriu durante cinco anos o caso do sequestro dos uruguaios Universindo Rodríguez Díaz e Lilian Celiberti, vítimas da Operação Condor na década de 80.

Sérgio Murillo de Andrade: Jornalista formado pela UFSC em 1984. Atual diretor do Sindicato de Santa Catarina, já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina por duas gestões e também da FENAJ, igualmente por dois mandatos. Trabalhou no Diário Catarinense e Gazeta Mercantil, foi correspondente do Diário do Sul e atuou como freelancer de diversas publicações nacionais. Coordenou a comunicação de campanhas eleitorais em Santa Catarina. Foi assessor de imprensa no serviço público e empresarial e professor de jornalismo.

Maurício Oliveira: Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em História pela mesma instituição, foi repórter dos jornais O Estado e A Notícia, em Santa Catarina, da Gazeta Mercantil e da revista Veja, em São Paulo. Atuando desde 2003 como freelancer, é colaborador de veículos como Exame, Superinteressante, O Estado de São Paulo e Valor Econômico, além de prestar serviços para agências de publicidade e editoras. Publicou sete livros, dentre eles Manual do Frila, em 2010.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios