quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioCULTURAJornalista Mário Xavier lança livro sobre memórias do Oeste catarinense

Jornalista Mário Xavier lança livro sobre memórias do Oeste catarinense

O jornalista Mário Xavier lança no dia 18 de fevereiro, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, o livro O Coronel Freitas e a Colônia Militar do Chapecó – Os primórdios de Xanxerê e a colonização do Oeste Catarinense. A obra, com conteúdo inédito, resgata lacunas da memória do oeste catarinense e sua ocupação, colonização e desenvolvimento no final do século XIX e começo do século XX.

O autor teve como foco a Colônia Militar do Chapecó, origem do atual município de Xanxerê, e o papel que desempenhou no apoio pioneiro à população civil e na promoção da base essencial que permitiu progressivamente o desenvolvimento social e econômico da região − hoje uma das mais pujantes do sul do país e com projeção nacional e internacional em alguns segmentos produtivos.

A motivação principal para a realização da pesquisa foi preencher uma lacuna detectada particularmente no período da vida da Colônia entre 1900 a 1903 − quando dirigida pelo então Major, e depois Tenente-coronel, João José de Oliveira Freitas, cujo nome serviu de batismo, anos depois, a um município da região, “Coronel Freitas”.

Mário Xavier explica que um dos ineditismos do livro é que ele não apresenta apenas textos, narrativas e descrições, mas oferece ao leitor um abundante material documental sob a forma de fotos, mapas, reproduções e ilustrações. “São cerca de 70 elementos de imagem, o que confere ao livro um conteúdo e um aspecto iconográfico diferenciado, com características didáticas, em linguagem acessível e contemporânea, útil tanto ao grande público quanto a pesquisadores e estudos acadêmicos mais especializados”.

Mário Xavier_Cor_Divulgação_WebO livro traz ainda a relação dos 150 colonos que viviam naquela região e o que produziam. Um croqui redesenhado com a planta das edificações do estabelecimento, um mapa geral da área abrangida e diversos outros registros inéditos foram especialmente adaptados e estilizados para a obra.

“O público catarinense e do Oeste, em especial, é o grande destinatário desta obra, bem como todos aqueles brasileiros e pesquisadores que se interessam por nossas origens, nossa formação e nossas conquistas sociais, econômicas e culturais nos últimos 116 anos”, diz o autor.

Prêmio

O projeto do livro foi premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultural (FCC), e também teve patrocínio incentivado pela Lei Rouanet, o que viabiliza a sua socialização por meio da doação com finalidades educacionais para instituições e equipamentos culturais de acesso público.

Comercialização

No lançamento, o livro será vendido por R$ 40,00 (preço de livraria R$ 56,00).

Sobre o autor

Mário Xavier é jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e radicado em Santa Catarina desde 1985. Trabalhou na imprensa, em órgãos públicos e no terceiro setor e atua como consultor, assessor e empreendedor. Lecionou nos cursos de Jornalismo, Propaganda e Naturologia Aplicada da Unisul. É autor, organizador ou consultor de outros projetos editoriais e literários publicados.

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]
Fonte: Adjori

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios