sábado, dezembro 10, 2022
InícioCAPASJSC e FENAJ condenam declaração do governador de SC estimulando o cerceamento...

SJSC e FENAJ condenam declaração do governador de SC estimulando o cerceamento à liberdade de imprensa

SJSC e FENAJ condenam declaração do governador de SC estimulando o cerceamento à liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em defesa do Jornalismo e dos jornalistas, manifestam sua total reprovação à atitude do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, que, na sexta-feira (08/04), em evento transmitido por rede social, sugeriu a empresários que pressionassem os veículos de comunicação a praticarem um “jornalismo decente”. A manifestação promove e estimula o cerceamento à liberdade de imprensa.

A manifestação deu-se em um contexto de crítica à cobertura de setores da imprensa catarinense relativamente à compra, com pagamento antecipado, de 200 respiradores para o combate à pandemia do novo Coronavírus, por R$ 33 milhões. Nenhum destes equipamentos foi entregue à Secretaria de Estado da Saúde até o momento.

O caso é real, alvo de investigações do Tribunal de Contas do Estado e de outros órgãos competentes, e gerou a criação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). É objeto de inquestionável interesse público. Cabe, portanto, aos veículos de comunicação e aos profissionais de imprensa, a mais ampla cobertura para levar à sociedade informação qualificada.

Se, porventura, algum veículo ou profissional cometeu ou vier a cometer qualquer erro na cobertura jornalística relativamente a este fato, cabe ao Governo do Estado de Santa Catarina tomar as medidas legais para a reparação do erro ou para assegurar o direito ao contraditório. No entanto, estimular e/ou promover o cerceamento à liberdade de imprensa por meio da pressão econômica de anunciantes é um erro grosseiro, autoritário e um ataque inaceitável. Cumprindo seu papel de garantir e defender a Liberdade de Imprensa, o Jornalismo e os jornalistas não vão se calar.

Florianópolis, 09 de maio de 2020.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – SJSC
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios