segunda-feira, novembro 28, 2022
Google search engine
InícioAÇÃO SINDICALJornalista quer financiar portal cultural pelo Catarse

Jornalista quer financiar portal cultural pelo Catarse

Dos 24 anos em que Rubens Herbst atuou no jornal A Notícia, em Joinville, quase 20 foram dedicados à editoria de cultura. Primeiro como repórter e, mais tarde, editor, inaugurou em 2008 o blog Orelhada, dentro do site do AN. No ano seguinte, o blog virou coluna impressa. Desligado do grupo NSC em novembro passado, Herbst recorreu ao financiamento coletivo para transformar o Orelhada em seu próprio portal de jornalismo cultural de Joinville e região.

Clique aqui e contribua com o projeto

A iniciativa tem ido muito bem. Até o momento, Herbst já arrecadou 42% dos R$ 25 mil, meta que estabeleceu junto ao portal Catarse. “Com o fim da coluna, em novembro de 2017, não só a grande mídia de Joinville e do Estado perdeu um espaço privilegiado para o cenário cultural, como leitores e artistas ficaram órfãos de uma vitrine jornalística plural, democrática e profissional para a informação e divulgação dessas ações. E isso num momento em que a produção é vasta e não para de crescer, ao mesmo tempo em que se vive uma crise explícita no setor, com cortes de verbas, decisões administrativas polêmicas e questionamentos quanto ao valor da arte e do trabalho do artista”, afirma o jornalista, na página do financiamento coletivo.

O objetivo é viabilizar o Orelhada.com, um verdadeiro portal com notícias, resenhas, vídeos e agenda de eventos sobre o cenário cultural de Joinville, da região Norte catarinense e do Estado. Um espaço virtual profissional em que os produtores de cultura, dos mais variados segmentos, terão suas iniciativas divulgadas e os leitores ganharão um merecido ponto de encontro virtual para ficarem a par dessa produção.

Quem é Rubens

Rubens Herbst se apaixonou ainda criança pelos quadrinhos, mas fez do rock uma parte importante da sua vida a partir da adolescência. Vieram o cinema e a literatura para forjar o caminho que o levaria a escolher o jornalismo como profissão. Formou-se na Univali (Itajaí, SC) em 1996, mas três anos antes já atuava na reportagem do jrnal “A Notícia”, de Joinville (SC).

Foi o primeiro repórter do suplemento cultural Anexo, no qual também foi editor e responsável por resenhas musicais. Em 2008, criou o blog Orelhada, e no ano seguinte, a coluna Orelhada, que até 2017 cobriu amplamente o cenário cultural e de entretenimento do Norte catarinense, tornando-se referência da área no Estado.

Desde 2005 Rubens é um dos apresentadores do programa É Rock!, veiculado semanalmente pela Rádio Udesc FM Joinville, e um dos responsáveis pelo podcast sobre rock e cerveja Fervura.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios