0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Resultado da eleição foi homologado dia 2 de setembro

Às 18 horas da sexta feira, dia 2 de setembro, a Comissão Eleitoral homologou o resultado das eleições que elegeram a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas para os próximos três anos. Do total dos 556 eleitores aptos, 361 participaram do processo eleitoral, nos dias 25 e 26 de agosto, pela internet, e escolheram a chapa Vamos Juntos para dirigir a entidade.
O mandato da atual diretoria termina dia 27 de setembro. Na sexta-feira dia, 9, será realizada reunião específica da diretoria para encaminhar o encerramento do atual mandato. Por enquanto, não há a ideia de se fazer transição. Ao contrário do que aconteceu em 1986, quando o antigo Mós (Movimento de Oposição Sindical) tomou o sindicato após disputa eleitoral e encontrou a entidade vazia, praticamente sem documentos, registros, “nós vamos deixar uma entidade organizada, com sua contabilidade em dia e documentos completos”, garante Rubens Lunge , presidente do SJSC.

Processo eleitoral transcorreu dentro da normalidade
Apesar de ter havido alguns problemas no envio das senhas – algumas caíram na caixa de spam ou lixeira e alguns servidores de e-mail coorporativos bloquearam inicialmente a chegada da mensagem aos destinatários- a maioria dos problemas foi resolvida ainda no processo de votação com o reenvio das senhas aos eleitores. Foi autorizado pela Comissão Eleitoral o reenvio de senha a 39 eleitores.
Paulo Fernandes, do Laboratório de Qualidade de Software da Furb (Universidade de Blumenau) e coordenador da equipe responsável pela auditagem do sistema eleitoral do SJSC, afirma que o processo eleitoral ocorreu dentro das normas de conformidade. De acordo com ele, a auditagem se deu em duas etapas; num primeiro momento foi analisado o software desenvolvido por Culver Yu, formatado para a eleição e, após a eleição, verificou-se se não houve nenhuma alteração que pudesse pôr em risco o sistema. Segundo Fernandes, pequenas modificações foram necessárias para que algumas senhas pudessem ser reenviadas. “Nada que pudesse colocar o sistema em dúvida foi observado”, completa.
osé Carlos Torves, diretor da Fenaj, foi enviado pela Federação para observar as eleições. O SJSC teve a primeira disputa de chapas após 25 anos, em 55 de história do Sindicato: “Nós achamos que a eleição transcorreu dentro da normalidade”, avaliou.
Primeiros trabalhos da nova diretoria serão burocráticos
Valmor Fritsche, futuro presidente do SJSC, diz que nos primeiros meses, a nova direção eleita vai focalizar o trabalho burocrático, levantamento de números, procedimentos. Depois, será visto o programa de trabalho proposto durante a campanha. Outra medida a ser tomada, em seguida, é a eleição dos delegados regionais do SJSC.

Na foto: Membros das chapas concorrentes e apoiadores observam abertura da urna virtual Foto de Silvia Agostini Pereira

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas