Nota em defesa de um Sindicato que é “aparelho” de luta dos trabalhadores
08/07/2011 – Na sua coluna no jornal Notícias do Dia – Florianópolis deste 8 de julho, o jornalista Carlos Damião emite opinião sobre o movimento grevista dos professores da rede estadual e destaca no seu texto que o motivo da continuidade da greve é a partidarização da direção dos sindicatos de servidores públicos e de outras categorias, e cita explicitamente o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Em defesa da verdade, os jornalistas diretores da entidade convidam o colega para comparecer ao Sindicato para dialogar, conhecer melhor e compreender como funciona a organização sindical e o motivo da sua existência, assim como as lutas diárias em defesa dos direitos dos trabalhadores, tema tão ausente na maioria dos meios de comunicação.
Ao colunista, a liberdade de dizer e manifestar a sua opinião é líquida e certa, porém o Sindicato dos Jornalistas não pode deixar passar o momento sem afirmar, publicamente, que o comentário não só distorce a realidade como provoca, no conjunto dos leitores, uma interpretação equivocada do que seja a verdade. O Sindicato dos jornalistas é, sim, ‘aparelho’, mas ‘aparelho’ de luta dos trabalhadores em defesa dos seus direitos!