0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Programas policiais cometem 15 mil irregularidades em 30 dias

Estudo  mapeou mais de 15.700 irregularidades cometidas pelas emissoras monitoradas em nove estados

Programas policiais da TV e rádio descumprem as leis e a ética, aponta estudo da ONG Andi Comunicação e Direitos. Segundo especialistas, o problema acontece porque o Brasil ainda está atrasado na regulamentação dos meios de comunicação.
Em apenas 30 dias, emissoras de TV e rádio cometeram mais de 15.700 irregularidades, como violações a direitos, infrações às leis e desrespeito ao código de ética. A pesquisa foi feita com 28 programas policialescos em nove estados. Entre as violações, estão as exposições indevidas de pessoas, desrespeito a presunção de inocência e estimulo à violência.
Atualmente, o monitoramento e fiscalização desses programas é falho ou inexistente, dizem os especialistas. “A regulamentação é fundamental. O Brasil está atrasado em mais de 80 anos se fomos comparar com a Europa ou Estados Unidos. É fundamental que uma concessão pública de rádio ou televisão opere sob determinadas regras firmadas pelo Estado, para que não haja o abuso que vemos. A pesquisa mostra que é necessário colocar um limite legal nesses programas”, afirma o professor da Universidade de São Paulo (USP) Lalo Leal, em entrevista ao repórter Jô Miyagui, da TVT.
A advogada Flávia Lafèvre, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, lembra que as maiores vítimas dessas violações são os pobres e negros, o que, segundo ela, não é coincidência. “Apesar de muita gente dizer que não há discriminação racial, os negros têm seus direitos mais desrespeitados, o que é injustificável.”
Para o professor, a pesquisa mostra que esses programas incentivam a intolerância. “Nós temos vivido nos últimos meses um clima crescente de ódio no Brasil. Eu tenho a impressão, baseado nessa pesquisa, que esse ódio não tem apenas origem na disputa política eleitoral, ele está enraizado na nossa sociedade.”

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas