segunda-feira, novembro 28, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASCâmara de Jaraguá do Sul se compromete a criar lei que exige...

Câmara de Jaraguá do Sul se compromete a criar lei que exige formação superior de jornalistas contratados pelo município

Em sessão ordinária, quinta-feira, 7, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rubens Lunge, ocupou a tribuna para celebrar a passagem do Dia do Jornalista e falar sobre os desafios da profissão. Na primeira Palavra Livre da Casa, Rubens lembrou o fato de que a Câmara de Jaraguá do Sul foi uma das primeiras no país a encaminhar moção de repúdio ao Supremo Tribunal Federal, em 2009, quando os ministros decidiram que para se exercer a profissão de jornalista não é necessária a formação superior.

De acordo com o STF a decisão pela não obrigatoriedade do diploma diz respeito a um dos princípios básicos dos direitos humanos: a liberdade de expressão. No entanto, o presidente Rubens Lunge chamou a atenção para o fato de que antes de manifestar opinião, o jornalista é o mensageiro da informação. “Nós jornalistas, na maioria das vezes, fazemos a opção clara de dar a notícia a todos da sociedade em detrimento da opinião daquele que nos emprega. O objetivo final das empresas é bem diferente do objetivo do jornalista”. E acrescentou: “Neste tempo em que a gente vive, não há mais profissão alguma que possa resistir sem o acúmulo de conhecimento que a universidade oferece”.

Rubens aproveitou o momento para solicitar aos vereadores que, junto com o Executivo, seja criada uma lei municipal que exija a formação superior em jornalismo dos profissionais contratados para a função específica, tanto na Prefeitura, Câmara e secretarias, já que essa tem sido a prática adotada no município. Os vereadores se comprometeram a levar a questão adiante. “A atividade foi muito boa. Houve comprometimento declarado dos vereadores. Agora iremos contatá-los novamente para que essa proposta seja adotada,” disse o diretor do SJSC, Sérgio Homrich dos Santos, que solicitou o uso da Palavra Livre para que o Sindicato pudesse se manifestar. Os diretores do SJSC Lúcio Sassi e Cláudio Silva da Silva, o delegado sindical Jorge Pedroso, assim como outros colegas também acompanharam a sessão.

Por: Silvia Agostini Pereira (MTb/SC 3890-JP), com informações da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul

(Legenda: Rubens Lunge usa primeira Tribuna Popular para falar sobre os desafios da profissão. Crédito: Lúcio Sassi)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios