0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

59ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça estará em Florianópolis

Entre os dias 18 e 22 de junho, a Faculdade Cesusc, em Florianópolis, sediará a 59ª Caravana da Anistia, evento organizado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Durante as Caravanas, são analisados pedidos de anistia de pessoas perseguidas pela ditadura militar e familiares que também sofreram as consequências do regime. Cidadãos torturados, presos políticos ou perseguidos têm seus processos analisados como em um tribunal. Os conselheiros proferem o voto no momento da caravana, a partir do voto do relator. O requerente de anistia, se tiver seu pedido deferido, pode receber o título de anistiado político e também uma indenização econômica.

Com o apoio do SJSC, da FENAJ e de outras instituições, a programação no estado prevê a exibição de filmes e documentários, debates, atividades culturais, lançamento de livros e mostras fotográfica e de cartoon relatando a Ditadura Militar e os perseguidos políticos em Santa Catarina e no Brasil.

A Mostra Fotográfica será organizada pelo jornalista e historiador Celso Martins e a Mostra de Cartoons pelo Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Celso Schröder. Serão lançados ainda livros do historiador (Celso Martins) e da Coordenadora do Comitê Catarinense Pró Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos, a escritora Derlei Catarina de Luca.

O evento contará com dois projetos paralelos de cinema: Cinema pela Verdade (Projeto Marcas da Memória), com exibição do filme “Condor” (2007) de Direção de Roberto Mader, e do documentário “Cidadão Boilesen” (2009), Direção de Chaim Litewski. E o CineCesusc Diretos Humanos com exibição do documentário Brazil: A Report on Torture (1971), Direção de Haskel Wexler e Saul Landau.

Após a exibição das obras estão programados debates com o produtor Pedro Asbeg (Cidadão Boilesen), professores e os Conselheiros da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça Virginius Lianza de Franca e Prudente José Silveira Mello e o Ex-Presidente Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Raimundo Cezar Britto Aragão.
A Sessão Especial de julgamentos de requerimento de ex-perseguidos políticos em Santa Catarina, com a presença do Presidente da Comissão de Anistia Dr. Paulo Abrão, está marcada para o dia 22 (sexta-feira).

Sobre os Documentários:
A obra “Cidadão Boilesen” foi premiada no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, esteve no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. Sempre aplaudido pelo público e pela crítica, levanta o véu sobre a Operação Bandeirantes (OBAN) – centro de informações e investigações montado pelo Exército do Brasil em 1969, que a coordenava e integrava as ações dos órgãos de combate às organizações armadas de esquerda durante o regime autoritário.

O documentário “Condor” foi vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Festival do Rio e Prêmio do Juri em Gramado em 2007. Ele narra as diferentes versões sobre a “Operação Condor”, conexão entre as ditaduras do Conesul nos anos 70, e apresenta depoimentos emocionantes de algumas vítimas e personagens desse período marcante da história da América Latina.

Já o documenário “Brazil: A Reporto n Torture” (“Brasil, o relato de uma tortura”) relata e encena práticas como pau de arara, choque elétrico, espancamento e afogamento. O objetivo era denunciar no exterior o que ocorria nos porões da ditadura brasileira. O filme foi realizado em 1971, em Santiago, no Chile, para onde os brasileiros foram banidos. O documentário foi uma iniciativa dos cineastas americanos Haskel Wexler e Saul Landau, que estavam no Chile para produzir material sobre o presidente Salvador Allende e souberam da presença dos brasileiros. Quase todos os guerrilheiros que deram depoimentos não assistiram ao filme até hoje. Dois deles se suicidaram alguns anos depois: Frei Tito e Maria Auxiliadora Lara Barcelos, uma das mais próximas amigas da Presidenta Dilma Rousseff, no período da Var-Palmares, no início da década de 70.

A Faculdade Cesusc fica na Rod. SC-401 – Trevo de Santo Antônio de Lisboa. Mais informações: (48) 3239-2638.

Confira a programação:

Dia 18/06
19h – Abertura da Mostra Fotográfica do jornalista e historiador catarinense Celso Martins.

20h – Lançamentos de Livros:
Quatro cantos do Sol
Jornalista e historiador Celso Martins

No Corpo e na Alma
Coordenadora do Comitê Catarinense Pró Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos, a escritora Derlei Catarina de Luca.

As Lembranças não Morrem
Jornalista Louise Benassi

Dia 19/06
19h – Abertura da Mostra de Cartoons organizada pelo Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Celso Schröder

20h – Bate-papo sobre a importância dos cartoons em publicações independentes na Ditadura

Dia 20/06
8h – CineCesusc Direitos Humanos -Documentário Brazil: A Report on Torture (1971) – Direção de Haskel Wexler e Saul Landau.

10h – Debate Virginius Lianza de Franca – Conselheiro Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

19h – Cinema pela Verdade – Filme Condor (2007) – Direção de Roberto Mader.

21h – Debate Iur Gomes – Cineasta; e Mariana Joffily – Professora Universidade do Estado de Santa Catarina.

Dia 21/06
8h – CineCesusc Direitos Humanos, exibição de documentário sobre a Ditadura Militar no Brasil.

10h – Debate Raimundo Cezar Britto Aragão – Ex-Presidente Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

19h – Cinema pela Verdade – Documentário Cidadão Boilesen (2009) – Direção de Chaim Litewski.

21h – Debate Pedro Asbeg – Produtor do Documentário; e Prudente José Silveira Mello – Conselheiro Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Dia 22/06
8h – Abertura da Caravana da Anistia com Sessão Especial de Julgamento de requerimento de ex-perseguidos políticos de Santa Catarina.
Paulo Abrão – Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas